sexta-feira, 19 de junho de 2009

vacina

A Bahia vai moblizar mais de 27 mil trabalhadores e terá oito mil postos em todo o estado para o Dia Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, neste sábado (20). A meta da Secretaria da Saúde (Sesab) é imunizar 1,275 milhão de crianças menores de cinco anos. O trabalho de intensificação vacinal, dentro da primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, teve início no dia 9 de junho. A campanha, que se estenderá até o dia 3 de julho, tem como principal objetivo manter a erradicação da doença no Brasil.
A coordenadora do Programa de Imunização da Sesab, Fátima Guirra, reforça que ainda existe risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, devido à importação de casos provenientes de países endêmicos, como Nigéria, Índia, Paquistão e Afeganistão. “A vacina oral contra pólio é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única vacina capaz de viabilizar a erradicação global da doença”, afirma a coordenadora.
Durante a campanha, além da vacina Sabin, contra a Poliomielite, que deve ser aplicada de forma indiscriminada em todas as crianças menores de cinco anos, a Sesab disponibilizará, para serem aplicadas seletivamente, a fim de iniciar ou completar o esquema vacinal das crianças menores de cinco anos, as demais vacinas do calendário básico: BCG (contra as formas graves da tuberculose), contra hepatite B, tetravalente (contra tétano, coqueluche, difteria e meningite por Haemophilus tipo B), DPT ou tríplice (contra difteria, tétano e coqueluche), DT (contra tétano e difteria), tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba) e rotavírus humano (contra infecção por rotavírus).
Desde 1988, quando a Assembleia Mundial de Saúde aprovou a meta de erradicação da Poliomielite, um progresso extraordinário vem sendo alcançado com a redução da doença em mais de 99% e do número de países com transmissão endêmica em mais de 96%. No Brasil, em 1989, foi registrado o último caso da doença e, em 1994, o país obteve o certificado internacional de erradicação da transmissão autóctone do poliovírus selvagem. No entanto, para evitar a reintrodução do poliovírus, ainda presente em alguns países, é necessário manter as campanhas de vacinação.
P.S.: texto extraído da Agecom

Um comentário:

vinny. disse...

poxa, adorei o comentário lá no blog! agora tô correndo, mas, vou voltar aqui com mais calma pra ler tudo... o que eu vi, já adorei! parabéns. abração!