segunda-feira, 29 de junho de 2009

semelhanças

Ô domingo gostoso! Triunfo da Seleção, de virada, sobre os Estados Unidos na decisão da Copa das Confederações, jogando com muita técnica e, principalmente, muita raça. Em seguida, a primeira goleada do Vitória no Brasileiro 2009. Dormi de alma lavada! Mas algo ainda me intriga: a desconfiança do torcedor em relação a esses dois times: a seleção brasileira e o Vitória. Ler o artigo do amigo e competente jornalista, Cecílio Angelico, no Correio* de hoje, foi um motivo a mais para falar sobre isso.
Dunga, que parece ser o alvo principal da tradicionalíssima torcida brasileira, tem resultados a seu favor que lhe dão respaldo para não gerar essa dúvida exagerada. Ganhou a Copa América, a Copa das Confederações e lidera as Eliminatórias para a Copa de 2010. Eu não compreendo o temor do torcedor quanto a esse profissional comandando a seleção. Com o capitão do tetra como técnico, a Seleção aboliu o estilo "bonequinha de louça" e muita "risadinha" e passou a jogar com mais determinação, humildade e raça. Menos firula sem objetivo, mais seriedade. Menos "showzinho" particular, mais resultado e interesse coletivo acima de tudo. E o fruto disso são os números que são responsáveis por manter Dunga há três anos no cargo. Talvez treinadores consagrados já tivessem caído (como já aconteceu), talvez Dunga vá à Copa e seja um fiasco... Mas como ele mesmo disse e eu endosso: "futebol não tem passado e nem futuro: futebol é presente". Dunga está aí e eu confio.
A chatinha torcida do Vitória é a mesma coisa. O estilo gaúcho e "pegador" de Carpegiani, um verdadeiro professor da bola, é abominado pela enjoadinha torcida do rubro-negro baiano. O eterno perfil de não "pensar grande" faz com que o torcedor do Vitória prefira, no decorrer do campeonato, aplicar e receber goleadas, dar e tomar shows de bola, e depois morrer na praia, do que um time estável, seguro e que faz o seu dever com afinco, focando o resultado. 10x0 e 1x0, antes de tudo, representam os mesmos três pontos. Se der pra ganhar e golear, como fez ontem, ótimo. Se não, melhor ganhar de 1x0 e garantir a pontuação máxima, do que se arriscar demais para ampliar e ceder o empate ou a própria derrota. Mas a nojentinha torcida do Vitória não está indo para o estádio sob alegação de que não dá para confiar nesse time de 2009, que ocupa a terceira posição em oito rodadas. É para confiar em que time, então?

2 comentários:

sandro caldas disse...

Olá, Fábio. Somente agora vi seu comentário. Me desculpe.
Valeu pela visita e parabéns pelo blog.
Volte sempre!

Gusmão... disse...

Dificoil neh...Pois é concordo,Ano passado o Corinthians subiu a elite e arrasou na segunda divisão com um time sem muitas estrelas!! Quem era Chicão?Elis?Wilian?Dificil neh....Meu povo vamos lotar o barradão, estamos a 6 posiçoes da lanterna em Numero de torcidores no Estadio, vergonha isso, somos o 3º melhor time do país hoje...Esta lá é fato!!!! Colaborem!! Abraços Fabio