quarta-feira, 3 de junho de 2009

animal não é artista

Para as espécies de animais que servem de animação em apresentações circences, hoje é um dia crucial. Mais ainda para os humanos que têm o mínimo de bom senso e entendem que lugar de animal, definitivamente, não é no circo.
Nesta quarta-feira, dia 3 de junho, será votado o destino dos animais explorados por circos no Brasil. Os deputados podem de acabar de uma vez com essa “barbaridade medieval” e seguir o caminho do mundo civilizado, ou, infelizmente, optar pela continuidade desse imoral e cruel meio de "diversão".
A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados reúne-se a partir das 9 horas, no plenário 10 do Anexo II, com uma extensa pauta de 32 ítens a serem discutidos e votados. Entre eles está o Projeto de Lei (PL) 7291/06, do Senado Federal, que “dispõe sobre o registro dos circos perante o Poder Público Federal e o emprego de animais da fauna silvestre brasileira e exótica na atividade circense”, a chamada “Lei do Circo”.
O relator do projeto, deputado Antonio Carlos Biffi (PT/MT) já proferiu o seu relatório, lido em plenário na reunião anterior, bem como foram lidos os votos em separado dos deputados João Mattos (PMDB/SC) e João Lira (DEM/PA). O projeto foi retirado de pauta e o relator pode ou não acatar as sugestões propostas pelos demais parlamentares.
Com diversos outros projetos tratando do mesmo tema apensados a ele, a “Lei do Circo”, ora em tramitação, vem mobilizando a sociedade civil. Isso pode ser demonstrado pelo apaixonado debate que tem provocando entre os defensores da proibição pura e simples do uso de animais em atividades circenses e aqueles que querem a regulamentação do tema.
A presidente da Comissão de Educação e Cultura, deputada Maria do Rosário (PT/RS) acredita que, tendo ou não acordo entre as partes, o projeto deve ser votada nesta quarta-feira.
Nós, da sociedade civil, podemos agir também, mas fazendo jus à nossa nomenclatura, de forma civilizada. Basta enviramos e-mails, de forma educada, para os deputados pedindo que aprovem o substitutivo do PL 7291/06. Isso proíbe de uma vez por todas a utilização de animais em circos por todo o país.
Se achar relevante, escreva aos deputados indicando em que cidade e estado você vota. É muito importante que eles saibam disso. Marcell Moraes, coordenador geral do Germen, sugere um modelo que pode ser usado pelas pessoas que têm interesse, de fato, em escrever para os deputados.

Sugestão de Texto:

“Prezado Deputado, eu e minha família somos contra o uso de animais em circos e lembraremos do seu voto nas próximas eleições. Pedimos que vote pela Aprovação do substitutivo do PL 7291/06 que proíbe a utilização de animais em circos no Brasil.”

Os nomes e contatos dos deputados, estão disponíveis no portal da Câmara:
http://www2.camara.gov.br/


Fontes: Germen e Assessoria de Imprensa da Comissão de Educação e Cultura

Nenhum comentário: