quarta-feira, 3 de junho de 2009

lentes de camelô podem cegar

Alertar e conscientizar a população sobre os riscos do uso de lentes de contato vendidas no camelô. Esse é o objetivo principal da palestra que o oftalmologista Leonardo de Oliveira apresenta hoje (3), no Hospital Santa Luzia, em Nazaré, a partir das 13h30. O evento terá a presença da presidente da Sociedade de Oftalmologia da Bahia (Sofba), Cláudia Brochado, e de pessoas que estão com a visão comprometida devido ao uso dessas lentes.
O Hospital Santa Luzia registra, desde janeiro de 2009, um quadro de cerca de 30 pacientes que contraíram úlcera de córnea e infecção bacteriana, e estão com a visão bastante prejudicada. “O uso dessas lentes sem acompanhamento médico pode levar à cegueira e gerar a necessidade de um transplante de córnea, que leva de seis meses a um ano”, destaca Oliveira.
Segundo o médico, os casos aumentam muito no período de festas populares, como Carnaval e São João, quando as pessoas se preocupam mais com a estética. “Os indivíduos compram essas lentes por, aproximadamente, 15 reais, apenas para mudar a cor dos olhos”, afirma.

Nenhum comentário: