sexta-feira, 5 de junho de 2009

o torcedor e a seleção

Essa relação, que já teve momentos de glória, infelizmente, adormece no passado. E vários critérios foram determinantes para isso. A primeira questão é que a seleção brasileira deixou de ser a reunião dos melhores jogadores brasileiros, e virou uma grife. E das mais valiosas. Raramente se apresenta no país, e quando o faz, os ingressos são exorbitantes. E todo mundo sabe que o público majoritário do futebol é o "povão" mal assalariado, que não pode pagar ingresso caro. E na Copa de 2014 deve ser infinitamente pior!
Outra questão indiscutível é a convocação prioritária (acho até que é um pré-requisito para Dunga e se for tem até certa lógica) de jogadores que atuam fora do Brasil. A galera que acompanha os seus times aqui no Brasil não se identifica com jogadores do Milan, do Barcelona, do Chelsea e companhia limitada.
Portanto, o time canarinho é que vem se afastando da torcida brasileira. E a alegação principal, sem dúvida, é a falta de amor e respeito pela camisa amarela, por parte da maioria dos jogadores. Esse manto sagrado do futebol mundial é visto apenas como uma ponte para melhores "empregos", digamos assim, e uma ótima fonte de renda extra. Vestir a camisa da seleção com orgulho e representar o país é, talvez, a última coisa em que eles pensam.
O bom disso tudo é que a "massa", apaixonada pelo esporte bretão não é mais bobinha, e sabe o que rola nos bastidores. A resposta vem sendo dada com o passar do tempo em atos que comprovam a lamnetável distância entre torcida brasileira e seleção brasileira.


P.S.: Eu juro que nem sabia que tinha jogo da seleção amanhã.

Nenhum comentário: