sábado, 6 de junho de 2009

justiça injusta

"Uma discriminação com o futebol do nordeste, pois nos times que treinei no centro-sul cansei de ver o efeito suspensivo ser conseguido”. Essa foi a honesta declaração que o treinador Paulo César Carpegiani (PCC), deu ao jornal A Tarde, sobre o insucesso do Vitória em conseguir um efeito suspensivo quanto à punição de oito jogos do atacante Neto Baiano, junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
É curioso mesmo, para não usar o adjetivo merecedor. Será que se Neto fosse jogador do Corinthians ou do Flamengo teria a mesma punição e teria o efeito suspensivo negado. Se pudesse apostar, eu apostava que não, com certeza. Mas ele é do Vitória, time do nordeste, único representante da Bahia no certame de elite, e é alvo mais fácil.
Quanto à punição, se de fato ele cometeu o ato asqueroso de cuspir no adversário (pois nenhuma imagem comprova a cena), é justa. Seria uma atitude inaceitável, totalmente fora do ambiente desportista, mesmo sob o nervosismo que dominava a equipe naquele fatídico dia. Mas ainda assim há o que se discutir quanto à justiça das punições.
Primeira questão: Diego Souza e Domingos, na partida entre Palmeiras e Santos pelo Paulistão desse ano, protagonizaram um dos mais primitivos duelos deste ano. Primitivo porque nada tinha a ver com futebol, mas com agressão física. Lastimável. Mas como o confronto deles foi pelo Campeonato Paulista, a punição será restrita ao Campeonato Paulista... do ano que vem! Ora, me faça uma garapa de limão balão bem gelada! E se eles não estiverem mais em seus times em 2010, como é que fica? Sendo assim, o mais justo seria Neto Baiano ser punido para a Copa do Brasil... do ano que vem! Ou não???
Outra questão a se ponderar é o tamanho da pena. Oito jogos é uma eternidade na carreira de um jogador. A atitude dele foi antidesportista? Foi. Mas o que Ronaldo, ídolo do Corinthians e do país fez, puxando com força o cabelo do zagueiro Fahel, do Botafogo (e flagrado por várias câmeras), foi "coisa de jogo" ou briga de rua, e tão antidesportista quanto a atitude de Neto? Mas ele pegou o gancho de apenas um jogo pelo ato. Ah, se Ronaldo jogasse no Vitória...

2 comentários:

Daniel disse...

Me faça uma garapa de limão balão bem geladinhaaaaaaa!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Gusmão... disse...

rss....vcsa são uma onda...mas ´´e verdade...estamos F... nesse pais q chamamos de "Patria amada,hidolatrada" rsss....