quarta-feira, 10 de junho de 2009

bobagens

"Que diferença da mulher, o homem tem?". A indagação, pinçada da famosa canção Tem pouca diferença, de Durval Vieira, serve como parâmetro para as baboseiras que o vice-presidente executivo do Vitória, Jorginho Sampaio, proferiu na imprensa após a derrota diante do Palmeiras no último domingo (7).
Chiar pelo gol não validado pela arbitragem, cujo trio tinha uma mulher, é legítimo. Após bela cabeçada do atacante Roger, a bola entrou e o goleiro Marcos rebateu ela de dentro da meta. Mas a auxiliar Márcia Bezerra não viu. Ela errou em não apontar para o meio de campo. Errou como todo mundo erra, independente da diferença de gênero tão enfatizada por Sampaio. Para quem ver pela televisão, o lance é facílimo. Mas para ela ali no campo, o ângulo era péssimo, visto que o corpo de Marcos encobria sua visão. O engraçado é que nenhum jogador do Vitória (nem o próprio autor do gol) reclamou na hora. Se não protestaram é porque não viram também.
Mas a grande questão a se discutir é a maneira preconceituosa e arcaica com que o dirigente rubro-negro analisou a situação. Ele disse (ou melhor, ele insiste em dizer) hoje, no Jornal da Manhã, na TV Bahia, em entrevista ao repórter Ivan Andrade, que as mulheres devem apitar futebol feminino e homens, futebol masculino. Faltou ao jornalista fazer a simples pergunta que não quer calar: por que? Através de algumas "perguntas-afirmações", faço minhas conclusões. Márcia Bezerra até pode errar, mas só se for no futebol feminino, é isso? Para Jorginho Sampaio, o futebol de mulheres é algo menor? No futebol de "machos" podem haver erros mil (como já houveram e vão haver ainda), mas só se forem cometidos por homens? O erro de um homem é mais aceitável?
Enquanto o dirigente do Vitória proclama essa ilógica e infundada guerra dos sexos, em pleno século XXI, eu aguço minha sensibilidade e me curvo ainda mais diante do pensamento de Durval Vieira quanto às distinções entre homens e mulheres: "se for reparar direito, tem pouquinha diferença".
P.S.: Márcia Bezerra atuou também no jogo Flamengo 0x1 Vitória, ano passado, pelo Campeonato Brasileiro. Nesse jogo, o time carioca teve um gol legal, mal anulado e ninguém do Vitória disse que as mulheres deveriam trabalhar, exclusivamente, no futebol feminino, por isso.

2 comentários:

Daniel disse...

Cara de hamburguer ou fofão,(Jorginho Sampaio)dêu mole
rsrsrsrsrsrs...

Gusmão... disse...

Ele é um Bosta.Devia se preocupar em resolver a falta de um artilheiro nato na frente do vitoria e nao ficar fazendo esses comentarios futeis,e ridiculos de um Homem do Futebol...è uma pena tbm nem os nossos jogadores terem comemorado o gol, falta de "CACUETE" de homem gol...