sábado, 30 de maio de 2009

segurança do trabalhador

Elaborar e fazer a gestão da segurança do trabalhador. Esse é o objetivo principal do curso de especialização em Segurança do Trabalho com ênfase em Biossegurança, oferecido pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Pioneiro no país, o curso visa a qualificar engenheiros e arquitetos – que possuam registro profissional no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) – para o exercício profissional da engenharia de segurança do trabalho, atendendo a determinações da legislação trabalhista, previdenciária e ambiental.
A pós-graduação oferece ao profissional a capacidade de detectar e prever, através da elaboração de mapas de risco, todo tipo de doença ocupacional que possa atrapalhar o desempenho do trabalhador. “Ele identifica os riscos e toma ações preventivas. Mas se acontecer algo, adota medidas que vão diminuir os impactos”, diz o coordenador do curso, Edson Leite.
As empresas investem cada vez mais na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, até porque isso pode afetar os lucros da organização. “Um trabalhador que fica, por exemplo, um ano afastado devido a uma doença ocupacional vai voltar totalmente desatualizado. Isso vai gerar investimento de cursos e treinamentos para ele”, destaca Leite.
O caso do incêndio no Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que aconteceu em março deste ano, poderia ter sido evitado, segundo Leite. “Ali, com certeza, não havia profissionais capacitados, que teriam previsto a possibilidade do acidente”, afirma.
As aulas serão semanais, de segunda a sexta, no horário noturno. O investimento é de 15 parcelas de R$ 480,00. Outras informações pelo telefone (71) 3330-8400 ou através do email
infopos@ucsal.br.

Nenhum comentário: