quarta-feira, 20 de maio de 2009

holofotes

Não só a regra (como diz Arnaldo César Coelho), mas a imgem é clara: há várias maneiras de chamar a atenção! Pois bem. No programa Arena Sportv de ontem (19), o novo técnico do Grêmio, Paulo Autuori, fez uma das mais simples e brilhantes constatações sobre o fenômeno do futebol. "O futebol tem dois protagonistas: os jogadores e a torcida. Se alguém mais quiser adquirir o protagonismo, estraga", resumiu. Vou usar a felicíssima declaração de Autuori, com a qual eu concordo plenamente, para ir de encontro à tentativa infame de Bob Faria, comentarista do Sportv (núcleo Minas Gerais), de querer "aparecer", por assim dizer, mais que os atores principais do futebol.
Recebi uma mensagem por email do meu irmão Daniel, que me sinalizou sobre a colocação, no mínimo, infeliz, do jornalista. No vídeo (vide link após o texto), Faria faz seu comentário sobre o primeiro jogo entre Vitória e Atlético-MG, válido pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil, em que o time baiano aplicou 3x0 no galo mineiro (dia 29/04). Ele tenta, de forma absurdamente passional (o que já destoa dos princípios éticos da profissão), explicar os motivos da derrota do alvinegro. Os gols do rubronegro baiano, segundo Faria, foram frutos de "falha" da zaga atleticana. Méritos para os baianos que é bom: nada! E no final da reportagem é que vem o pior. Demonstrando profunda irritação com a surra que o galo levou (e, consequentemente, um certo descontrole emocional até), ele solta uma daquelas pérolas que só os "filósofos de boteco" podem proferir sobre o futebol. "Se o Atlético for pior que um time que sofreu para para empatar com o Asa, eu temo que o Campeonato Brasileiro seja um pesadelo", diparou. A imprensa, principalmente do sul e sudeste do país, precisa saber se "colocar", digamos assim, e respeitar mais os times que não são do "circuito". E, por favor, Bob Faria, endosse a fala de Autuori, e deixe o papel principal no longa-metragem da bola, a quem o deve ter.

Link para o vídeo: http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1018568-7824-BOB+FARIA+COMENTA+DERROTA+DO+ATLETICOMG+PARA+O+VITORIA+PELA+COPA+DO+BRASIL,00.html

3 comentários:

Anônimo disse...

Realmente esse comentarista Bob Faria foi muito infeliz.
P.S. Adorei o texto, muito bom!

Alder disse...

Realmente esse comentarista Bob Faria foi muito infeliz.
P.S. Adorei o texto, muito bom!

Daniel disse...

Esse Bob Faria é um FANFARRÃO!!!
kkkkkkkkkk...