quinta-feira, 7 de maio de 2009

curso de turismo para jovens de mata de são joão

O som de uma orquestra de berimbaus deu o tom da festa de conclusão da 1ª turma formada pelo projeto "Alternativas de Renda – Formação de Jovens para o Turismo", realizado pelo Instituto Oikos/Pangea, Concessionária Litoral Norte (CLN) e Instituto Invepar. O evento aconteceu hoje, às 15h, na sede da Associação dos Moradores do Diogo e Santo Antônio (AMDSA), no município de Mata de São João, e foi apresentado pelos 21 alunos que concluíram esta primeira etapa. O objetivo do projeto é qualificar 100 jovens da região que estejam em situação de risco social e fora do mercado de trabalho.
Para Elane Teles, 22 anos, uma das beneficiadas, o mais importante do curso, além da qualificação profissional, foi a reflexão pessoal e humana. “Estou muito feliz porque aprendi a me valorizar e a buscar o que eu quero”, definiu. Enquanto os alunos apresentavam detalhes do processo produtivo, estavam expostos cartazes que eles elaboraram a partir de temas abordados durante os três meses do curso, como história, atrativos turísticos da região, empreendedorismo, alimentos e bebidas, turismo sustentável e meio ambiente.
“Além de proporcionar uma lapidação humana, o curso será importante para esses jovens começarem a trilhar seus caminhos profissionais”, pontua a turismóloga e educadora Patrícia Félix. Para ela, a metodologia do curso, diferente do ensino regular, foi fundamental para o desenvolvimento individual e coletivo dos participantes.
A assistente social e responsável pelo departamento de Desenvolvimento Socioambiental da CLN, Juçara Freire, se mostrou satisfeita com o resultado. “Acompanhei o processo desde o começo e é gratificante perceber essa evolução neles. O passo inicial foi dado”, comemora.
Estiveram também presentes no evento, a coordenadora do Instituto Oikos no Brasil, Simona Isidori, e o coordenador do programa de Protagonismo Juvenil do Pangea, Giuseppe Vozza, além de representantes da Secretaria de Turismo de Mata de São João, da escola São Vicente, e da AMDS. A próxima turma deve iniciar as aulas no dia 19 de maio.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Fabio, só vi hoje seu blog, gostei do texto! Teremos uma proxima turma se formando dia 27/08 no mesmo local as 15hs. Apareça! Obrigada, Patricia Felix