quinta-feira, 21 de maio de 2009

fera da canção

Apesar de sua canção Paiol de Ouro, em parceria com Olival Mattos, ter sido gravada por Maria Bethânia, em 1989; de ter conquistado o prêmio Copene Cultura e Arte, em 1999, o que o possibilitou gravar seu primeiro CD Minha Palavra, vencedor do Troféu Caymmi; de ser o único artista brasileiro a participar de três edições do prestigiado prêmio Visa, entre 1998 e 2000; e de ter a música Canção para Cristina, composta para sua esposa, como vencedora do Festival de Música da Educadora FM, em 2004, entre mais de mil músicas inscritas, o cantor, compositor e instrumentista baiano Alexandre Leão ainda não é conhecido pelo grande público
Como a maioria dos artistas baianos, Alexandre iniciou sua trajetória como peregrino dos bares de Salvador, ainda adolescente. Após passagem pela Europa, desembarcou em São Paulo, em 2002, onde já residiam outros baianos como Vania Abreu, Tito Bahiense e o grupo Lampirônicos. A sua formação em Publicidade e Propaganda deu-lhe cacife para ser considerado o “rei dos jingles”. Alexandre já dirigiu e produziu peças de áudio publicitário para grandes marcas, como Sadia, Bradesco, Kaiser e outras.
“O beijo que você deu é seu, é seu, é seu beijo”. Esse é um trecho da canção Pop Zen, de Alexandre Leão, Manuca Almeida e Lalado, que ganhou projeção nacional ao ser gravada pela cantora Ivete Sangalo, no disco Festa. Aliás, essa música recebeu, inclusive, versão da família Caymmi (Nana, Danilo e Dori), e foi tema de abertura da novela Essas Mulheres, da Rede Record. Além de compositor sublime, Alexandre Leão tem no cantar um grande trunfo. Sua voz doce e macia, com afinação e timbre impecáveis, torna imensamente prazeroso o deleite de suas canções. O terceiro disco de Alexandre Leão, Axé Babá, é um primoroso trabalho de releitura de um importante repertório pinçado do carnaval da Bahia e músicas afins. Destaque para as versões de Massa Real, de Caetano Veloso, e Yayá Maravilha, de Carlinhos Brown, que ficou famosa à época na voz marcante de Virgílio.
Após compor a música-tema do verão 2009 da Rede Bahia, interpretada por Cláudia Leitte, Alexandre aparece com disco novo este ano ainda. Em julho será lançado o CD Quatro Cantos, que traz canções próprias em parceria com nomes como Carlos Colla, Carlinhos Cor das Águas e Jota Velloso. Além disso, há a participação especialíssima de Saulo Fernandes, cantor da banda Eva, interpretando a canção Dois Alguéns, composta por Alexandre junto com Jauperi e Moisés Souto. Mesmo sem ter ouvido ainda, já adianto: vale a pena!

Nenhum comentário: