sexta-feira, 28 de maio de 2010

empreendedores de cajazeiras recebem capacitação

A artesã Nilzete Onofre (em foto de Eduardo Freire), 64, assistiu a uma palestra sobre o Empreendedor Individual (EI), na Oficina do Empreendedor, em Cajazeiras, e foi direto se legalizar no próprio local. Ela trabalha há mais de 40 anos produzindo e confeccionando flores artificiais e pequenos artesanatos, e possui uma loja no bairro, a Shalon Artesanato. "O maior benefício que eu vou ter é o auxílio doença, pois corto uma média de seis quilos de arame por semana e 200 folhas de borrachado por mês, e posso adquirir uma lesão por esforço repetitivo", afirma Nilzete, que pretende ampliar o mercado, vendendo, além dos produtos prontos, o material, como argila, vasos, folhagens e caqueiros.
Ela é uma das três mil pessoas que devem passar pela Oficina do Empreendedor em Cajazeiras, uma ação do Sebrae Bahia, que faz parte do projeto Bairros Empreendedores, desenvolvido dentro da metodologia de Gestão Estratégica Orientada para Resultados (Geor). Desta quinta-feira (27), até o próximo domingo (30), a iniciativa, com quatro salas de treinamento, está montada no estacionamento do Atacadão, em Cajazeiras. Durante esses quatro dias, os empreendedores formais e informais da região recebem orientações sobre linhas de crédito, plano de negócios, impostos e tributos, e acesso a mercado, além de informações sobre o Empreendedor Individual (EI), através de palestras e consultorias.
"Só no primeiro dia tivemos 50 cadastros no EI, e a expectativa é que esse número chegue a 300, no final dos trabalhos", afirma a analista do Sebrae, Idimara Dantas. Ela diz ainda que a escolha por Cajazeiras deveu-se à grande quantidade de negócios e o alto número de habitantes no bairro. "Esse projeto chegou na hora certa, pois aqui tem vários micro empresários e eles estavam carentes desse trabalho de capacitação", diz. Idimara destaca, também, que essa oficina tem ênfase no EI e na formação dos cinco núcleos setoriais, formados por 20 empresas, cada um, e que o objetivo principal do projeto é fortalecer o segmento de micro e pequenas empresas (MPE) nos bairros populosos de Salvador, e contribuir para a sustentabilidade e competitividade.
A empresária Nívea Lima, 28, aprovou a palestra intitulada Como ser um empreendedor de sucesso. Ela possui uma loja de materiais de construção há cinco anos e pretende inaugurar outra. "Esse tipo de evento é um incentivo para a gente entender que ter um negócio não é só abrir e pronto. Temos que buscar informações, recursos e nos aprimorarmos, principalmente na
questão da competitividade, para não ficarmos para trás", destacou. O palestrante e consultor do Sebrae, Kleber Bastos, acredita que a principal virtude do empreendedor de hoje é buscar sempre o crescimento, através de informação. "Eles são inquietos, assumem dificuldades, correm riscos calculados e querem inovação, mas em alguns casos, como esse, é preciso que a educação chegue até esse público, que é o nosso papel levar", aponta.
Após Itapuã e Cajazeiras, o Projeto Bairros Empreendedores ainda vai passar por Liberdade, Itapagipe, Cabula, Pau Miúdo, Pau da Lima, Paripe, Pernambués e Brotas. As ações do projeto estão previstas até 2012. Além das Oficinas do Empreendedor, que prosseguem até 31 de julho, consultores do Sebrae estarão nos bairros oferecendo todas as orientações necessárias para os empresários. A iniciativa conta com a parceria do Banco do Nordeste, Banco do Brasil e associações de moradores e de empresários locais. As inscrições para participar das oficinas são gratuitas.

Nenhum comentário: