quarta-feira, 12 de maio de 2010

vendedores ambulantes de cruz das almas recebem capacitação para o são joão

Os vendedores ambulantes que vão trabalhar durante as festas juninas no município de Cruz das Almas, se reuniram na tarde desta terça-feira (11), na Biblioteca Municipal. O objetivo do encontro foi assistir a um seminário de capacitação para trabalhar no São João da cidade. A ação, organizada pela prefeitura local, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Sebrae, faz parte das atividades do Mutirão do Empreendedor Individual (EI), que está acontecendo em todo o interior da Bahia, de 10 a 15 de maio.
Após o forró da banda Dr. Pé-de-Serra, que abriu o evento, o prefeito de Cruz das Almas, Orlando Pereira Filho, o Orlandinho, foi enfático em relação ao EI. “Como se diz na linguagem popular, quem não se cadastrou ainda está ‘vacilando’, pois vai deixar de ter benefícios previdenciários e trabalhistas”, afirmou. Por isso, Maria Edna Nunes, 50, que tem uma barraca de lanches instalada há oito anos, no espaço aonde acontecem os festejos juninos, já está legalizada no EI. “Nunca liguei para a contribuição do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS), mas na velhice a gente precisa de uma aposentadoria e por isso me cadastrei”, explica.
Casada há 28 anos com o também comerciante Albérico Nunes, 56, e mãe de dois filhos, Maria Edna assistiu à palestra para se informar mais sobre o EI e buscar conhecimentos em outros aspectos abordados no evento, como a qualidade no atendimento. Durante a apresentação sobre o tema, o consultor do Sebrae, Carlos Carvalho, abordou questões importantes como o cuidado com anúncios confusos, boa aparência e tratar bem ao cliente para que ele retorne. “Atender bem não é apenas vender produtos ou serviços, é vender a imagem da cidade”, destacou Carvalho.
Durante a capacitação, os cerca de 200 vendedores ambulantes que compareceram ao local, assistiram a um vídeo educativo sobre cuidados no manuseio e tratamento de alimentos e higiene, como manter unhas cortadas, cabelos presos e cobertos, além de aventais limpos. “Um ambiente sujo pode atrair animais transmissores de doenças”, disse a nutricionista da Vigilância Sanitária, Aída Gonçalves.
Além das palestras, eles receberam folders e cartilhas informativas sobre o EI. “É uma possibilidade para ficarem esclarecidos sobre o EI, se cadastrarem e terem credibilidade junto ao público consumidor”, afirmou o consultor do Sebrae, José Muricy. Ele abordou as vantagens da legalização, como os benefícios da previdência social. A vendedora de churrasquinho e bebidas, Flávia Bastos, 25, que ainda não está legalizada, saiu do seminário informada. “A gente ter aposentadoria e salário maternidade, que nunca teve, com certeza é benefício”, apontou.
A mesma capacitação aconteceu também no município de Santo Antonio de Jesus nesta quinta-feira (13), no Antonius Imperial Hotel, durante a tarde, e teve a presença do prefeito da cidade, Euvaldo Rosa, e do diretor de suporte do Sebrae, Antonio Marcos Lima de Almeida. “É um grande aparato para construir um São João forte e fazer com que o turista volte depois”, afirmou Almeida.

Nenhum comentário: