quinta-feira, 13 de maio de 2010

autônomos de valença são acompanhados após formalização

“Uma oportunidade de ter mais conhecimento sobre a legalização, pois a gente nunca sabe tudo”. Essas foram as palavras de Safira dos Santos, 38, que há mais de 10 anos transformou a varanda da própria casa em uma venda de lanches diversos, e participou da palestra sobre Empreendedor Individual (EI), que aconteceu durante a tarde desta quarta-feira (12), na Recreativa de Valença.
Durante a palestra, o técnico do Sebrae, Ângelo Fahning, destacou o acompanhamento que o empreendedor vai receber após o cadastramento. “Quem se certifica, vai ter cursos e palestras oferecidos pelo Sebrae, para ter um suporte posterior sobre o EI”, afirmou. O coordenador da regional Santo Antônio de Jesus, Isaílton Reis, levantou mais um aspecto importante do EI. “Os legalizados vão poder comprar por preços mais baixos, porque será diretamente do fornecedor, e também vender para o poder público”, exaltou.
O evento faz parte das atividades do Mutirão do EI, que está acontecendo em todo o interior da Bahia, de 10 a 15 de maio, e teve a presença de cerca de 150 pessoas, que estão sendo capacitadas pelo governo federal, através de cursos de costura, manicure e cabeleireiro.
De maneira bem didática, foram apresentados todos os passos e vantagens de aderir ao EI aos potenciais empreendedores individuais. Quem se legaliza, passa a usufruir os benefícios da previdência social, como auxílio doença, salário maternidade e aposentadoria. “Que esse encontro sirva de estímulo, pois a previdência está esperando vocês se filiarem para ela ampara-los”, afirmou a gerente do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS), Deíla Santos.
Outro aspecto importante relacionado ao EI é a possibilidade de obtenção de crédito juntos aos bancos oficiais, com juros mais baixos. “Depois de legalizado, ele pode abrir uma conta e ter linha de crédito específica”, disse o gerente geral do Banco do Brasil de Valença, Wilton Souza.
A palestra sobre o EI passou também por Gamboa do Morro, ainda no dia 12 e também por Teolândia e Baixão da Várzea, distrito de Valença, no dia 13, atendendo a uma média de 400 pessoas, entre ambulantes, barqueiros, taxistas e artesãos. De acordo com Reis, a meta é chegar a dois mil cadastros até o final de 2010.

Nenhum comentário: