quinta-feira, 20 de maio de 2010

capacitação de agentes visa aumentar beneficiários do microcrédito

Agentes de crédito do programa CrediBahia assistiram a um workshop de capacitação hoje (20), dentro das atividades do 1º Encontro Regional das Ações de Microcrédito. O evento aconteceu no Salão Piatã do Hotel Sol Bahia, em Patamares, com a presença de 25 profissionais. O objetivo principal foi oferecer subsídios para que eles melhorem as atividades e o desempenho, visando ampliar a quantidade de beneficiários no acesso ao microcrédito. O evento foi promovido pelo Sebrae, Secretaria do Trabalho, Renda, Emprego e Esporte do Estado da Bahia (Setre), e Desenbahia.
De acordo com o técnico do CrediBahia, Antônio Pimenta, durante os oito anos de atividades, 32 mil empreendedores foram beneficiados, gerando 60 mil contratos, mas ainda há o que se crescer. “Estima-se que existam cerca de 750 mil micro e pequenas empresas na Bahia, por isso essa ação visa aumentar a capacidade de trabalho dos agentes, para alcançarmos esses clientes”, afirma.
Kátia Lima, 35, que trabalha há nove meses como agente de crédito na região de Camamu, considerou importante o encontro para relembrar a linha inicial do projeto e os melhores procedimentos junto ao beneficiário. “A palestra me deixou atualizada e a par das novidades no segmento microcrédito, além de ser uma forma de motivar o profissional da área sobre a importância do seu trabalho, que tem muita responsabilidade social”, destaca.
O tema do workshop foi Clientes CrediBahia: Estratégia de Capitação, Fidelização, Retenção e Reativação. A palestrante e consultora do Sebrae, Rita Rios, deu dicas importantes aos agentes, como a necessidade de acompanhar o desenvolvimento do beneficiário. “O agente tem que oxigenar, eternamente, sua carteira de clientes”, disse. Rita atentou também para a importância do capital que circula dentro da região. “O dinheiro que os micro e pequenos empresários tomam emprestado vai fazer crescer a economia local e o desenvolvimento da região”.
Uma questão muito enfatizada no evento foi o marketing de relacionamento. Segundo Rita, o trabalho do agente é totalmente voltado à forma de se relacionar com o cliente. “Através do relacionamento se devenda todo tipo de comerciante, e algumas variáveis do microcrédito só se descobre visitando ele”, afirma.
Para a coordenadora da Unidade de Acesso ao Crédito do Sebrae, Dora Parente, o evento possui dois intuitos principais. “Ampliação dos clientes do programa para ajudar no crescimento dos pequenos negócios e abordar a possibilidade do crédito em conjunto, baseado na questão da economia solidária”, afirma. Estão previstos ainda oito encontros para 2010. Feira de Santana vai sediar o segundo deles, de 9 a 11 de junho.

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