terça-feira, 18 de maio de 2010

capacitações estimulam adesão de ambulantes ao ei

Após os seminários de capacitação que aconteceram em Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus, durante a semana do Mutirão do Empreendedor Individual (EI), de 10 a 15 de maio, 22 vendedores ambulantes que vão trabalhar durante o São João em Cruz das Almas se cadastraram no EI. “Sendo sensibilizados, eles vêm, porque o EI é uma pérola preciosa que está ficando clara aos olhos deles”, afirma o técnico do Sebrae, Emanuel Castro.
O vendedor de sorvetes, Eurico Michel Rabelo, 30, vai montar sua barraca no espaço da festa pelo quarto ano consecutivo. Ele possui uma pequena sorveteria em Santo Antônio de Jesus, e na época dos festejos juninos, leva uma máquina expressa para o local. Para Rabelo, a capacitação foi muito proveitosa. “Achei nota mil, porque vai conscientizar os vendedores ambulantes de que é preciso melhorar muita coisa no atendimento ao cliente, na higiene e na organização em geral”, diz.
O objetivo principal das palestras foi esclarecer os vendedores ambulantes sobre o EI e oferecer informações sobre como atender melhor ao cliente e aspectos de higiene, para que eles tenham mais credibilidade junto ao consumidor. “Foi muito bom, pois chegamos perto de um público que não tínhamos alcançado ainda e que tinha acesso limitado a essas informações”, atenta o gestor de projetos do Sebrae, Carlos Henrique.
O prefeito de Cruz das Almas, Orlando Pereira Filho, o Orlandinho (centro da foto), foi enfático em relação ao EI. “Como se diz na linguagem popular, quem não se cadastrou ainda está ‘vacilando’, pois vai deixar de ter benefícios previdenciários e trabalhistas”, afirmou. Quanto ao resultado da capacitação, foi otimista. “Temos que aproveitar os conhecimentos adquiridos e criar uma imagem positiva da cidade para que os turistas sejam bem atendidos e voltem”, exclamou.
O coordenador do São João de Santo Antônio de Jesus, Hernane Mercês, também considerou a ação importante, pois vai trazer mais informações ao trabalhador, além de gerar emprego e renda no município. “Esperamos uma média de 80 mil pessoas por dia no circuito da festa, que abrange uma área de 37 mil m²”, afirma. E completa. “Não é porque o cidadão tem uma barraca que ele não precise ter conhecimentos de negócios e uma boa aplicação de renda”, afirma. No próximo dia 10 de junho, haverá mais uma ação de capacitação para vendedores ambulantes, promovida pelo Sebrae, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), e prefeitura local, no município de Amargosa.
Feira - Houve também um grupo de 10 pessoas, devidamente uniformizadas com a camiseta do EI, distribuindo panfletos na Feira Municipal de Santo Antônio de Jesus e informando os feirantes sobre os benefícios da legalização. Um dos 137 trabalhadores que se legalizaram na regional Grande Recôncavo Sul, o vendedor de melancias, Lourival Barreto, 44, possui seu negócio no local há quatro anos, após mais de 15 atuando na área da construção civil. Assim que soube da possibilidade de virar um empreendedor individual, não pestanejou. “Como vou pagar o INSS, terei benefícios e o direito de cobrar. Isso é muito importante para mim”, disse.

Nenhum comentário: