sexta-feira, 28 de maio de 2010

empreendedores de cajazeiras recebem capacitação

A artesã Nilzete Onofre (em foto de Eduardo Freire), 64, assistiu a uma palestra sobre o Empreendedor Individual (EI), na Oficina do Empreendedor, em Cajazeiras, e foi direto se legalizar no próprio local. Ela trabalha há mais de 40 anos produzindo e confeccionando flores artificiais e pequenos artesanatos, e possui uma loja no bairro, a Shalon Artesanato. "O maior benefício que eu vou ter é o auxílio doença, pois corto uma média de seis quilos de arame por semana e 200 folhas de borrachado por mês, e posso adquirir uma lesão por esforço repetitivo", afirma Nilzete, que pretende ampliar o mercado, vendendo, além dos produtos prontos, o material, como argila, vasos, folhagens e caqueiros.
Ela é uma das três mil pessoas que devem passar pela Oficina do Empreendedor em Cajazeiras, uma ação do Sebrae Bahia, que faz parte do projeto Bairros Empreendedores, desenvolvido dentro da metodologia de Gestão Estratégica Orientada para Resultados (Geor). Desta quinta-feira (27), até o próximo domingo (30), a iniciativa, com quatro salas de treinamento, está montada no estacionamento do Atacadão, em Cajazeiras. Durante esses quatro dias, os empreendedores formais e informais da região recebem orientações sobre linhas de crédito, plano de negócios, impostos e tributos, e acesso a mercado, além de informações sobre o Empreendedor Individual (EI), através de palestras e consultorias.
"Só no primeiro dia tivemos 50 cadastros no EI, e a expectativa é que esse número chegue a 300, no final dos trabalhos", afirma a analista do Sebrae, Idimara Dantas. Ela diz ainda que a escolha por Cajazeiras deveu-se à grande quantidade de negócios e o alto número de habitantes no bairro. "Esse projeto chegou na hora certa, pois aqui tem vários micro empresários e eles estavam carentes desse trabalho de capacitação", diz. Idimara destaca, também, que essa oficina tem ênfase no EI e na formação dos cinco núcleos setoriais, formados por 20 empresas, cada um, e que o objetivo principal do projeto é fortalecer o segmento de micro e pequenas empresas (MPE) nos bairros populosos de Salvador, e contribuir para a sustentabilidade e competitividade.
A empresária Nívea Lima, 28, aprovou a palestra intitulada Como ser um empreendedor de sucesso. Ela possui uma loja de materiais de construção há cinco anos e pretende inaugurar outra. "Esse tipo de evento é um incentivo para a gente entender que ter um negócio não é só abrir e pronto. Temos que buscar informações, recursos e nos aprimorarmos, principalmente na
questão da competitividade, para não ficarmos para trás", destacou. O palestrante e consultor do Sebrae, Kleber Bastos, acredita que a principal virtude do empreendedor de hoje é buscar sempre o crescimento, através de informação. "Eles são inquietos, assumem dificuldades, correm riscos calculados e querem inovação, mas em alguns casos, como esse, é preciso que a educação chegue até esse público, que é o nosso papel levar", aponta.
Após Itapuã e Cajazeiras, o Projeto Bairros Empreendedores ainda vai passar por Liberdade, Itapagipe, Cabula, Pau Miúdo, Pau da Lima, Paripe, Pernambués e Brotas. As ações do projeto estão previstas até 2012. Além das Oficinas do Empreendedor, que prosseguem até 31 de julho, consultores do Sebrae estarão nos bairros oferecendo todas as orientações necessárias para os empresários. A iniciativa conta com a parceria do Banco do Nordeste, Banco do Brasil e associações de moradores e de empresários locais. As inscrições para participar das oficinas são gratuitas.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

empresas baianas participam de evento do mercado calçadista

Calçados, Lady Dan e Restaura Shots, de Santo Antônio de Jesus; Estação dos Pés, de Nazaré; e Leve Calçados, de Amargosa. Essas são as cinco empresas baianas que estão participando, com apoio do Sebrae Bahia, da 10ª Rodada Nacional e Internacional de Negócios da Moda Calçadista de São João Batista, em Santa Catarina. O evento, que conta com 90 expositores da região, além de São Paulo e Rio Grande do Sul, começou nesta quarta-feira (26) e termina sexta-feira (28).
Devem passar pelo lugar, durante os três dias, cerca de 2 mil lojistas de todo o Brasil, além de importadores da Europa e América do Sul, comercializando, aproximadamente, 1 milhão de pares de calçados.
Mateus Ataíde, proprietário da Leve Calçados, que trabalha há oito anos com calçados infantis, masculinos e femininos, acha que participar de um evento como esse pode refletir em vantagem também para o consumidor final. “Vou conseguir mais variedade, fazendo uma comparação entre fornecedores e analisando os melhores custos e prazos e, através dessa condição, repassar esse benefício ao meu cliente, reduzindo o preço final”, explica. Além disso, Ataíde destaca a importância de se conhecer também as fábricas. “Vamos compreender melhor o processo de produção e como são feitos os nossos pedidos”.
Os expositores da 10ª Rodada de Negócios da Moda Calçadista apresentam os produtos da coleção primavera-verão 2010-2011. “São fabricantes menores que, estrategicamente, antecipam a coleção e expõem seus produtos a lojistas de todo o país, além de trocar informações sobre as tendências do segmento”, afirma o coordenador do evento, Rosenildo Amorim. Ele acredita que é uma oportunidade de se fechar bons negócios a preços menores. “É uma chance de impulsionar as vendas e aquecer o mercado calçadista no Brasil. E, também, uma garantia para esses lojistas de colocarem o produto na vitrine na época certa, já que eles vão sair na frente”, destaca.
Uma das expositoras, a proprietária da Kalua Calçados, Adriana Puel, acha que a rodada de negócios deixa o lojista antenado sobre as possibilidades do segmento. A empresa fica em Santa Catarina e tem foco nos calçados femininos. “A grande novidade são produtos com uso de cordas, linho e couro vegetal, remetendo ao naturalismo e bem-estar, que é uma tendência”, aponta Puel. A 10ª Rodada de Negócios da Moda Calçadista é promovida pelo Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (SINCASJB), em parceria com o Sebrae, prefeitura local e governo do Estado.
Projeto – Essa ação do Sebrae Bahia de levar empresários baianos do segmento a esse evento em Santa Catarina faz parte do Projeto de Calçados e Acessórios da unidade regional Santo Antônio de Jesus. “É uma oportunidade para os empresários baianos conhecerem outros mercados e desenvolver novas relações com fornecedores”, afirma o gestor de projetos do Sebrae, Carlos Henrique. Além disso, o projeto desenvolve outras ações, como cursos de comunicação e liderança; consultorias e capacitações para melhoria do atendimento empresarial; desenvolvimento de planos de marketing e campanha da assistência técnica de calçados.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

regulamentação de lei geral é tema de debate na assembleia legislativa

A importância da regulamentação da Lei Geral das micro e pequenas empresas para o desenvolvimento social e econômico dos 417 municípios baianos. Esse foi o tema central da Sessão Especial que aconteceu durante a manhã desta segunda-feira (24), no plenário Deputado Orlando Spinola, na sede da Assembleia Legislativa, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Dentre os presentes, cerca de 50 pessoas, entre deputados, representantes dos municípios e lideranças empresariais. O proponente da sessão, deputado Álvaro Gomes (PC do B), destacou a necessidade de se regulamentar a lei geral em todos os municípios. “É fundamental para a sociedade que esse setor, responsável pela geração de 80% dos empregos formais desse país, tenha essa lei regulamentada, pois isso vai ajudar na desigualdade social, e incentivar as MPE's a cumprirem seu papel”, disse.
Gomes também enalteceu algumas questões conquistadas até agora. “Foi um avanço conseguirmos dar o status de exclusividade às micro e pequenas empresas, nas compras públicas de até R$ 80 mil”, comemorou. De acordo com o deputado, é um grande desafio convencer os prefeitos sobre os benefícios da regulamentação da lei, tanto para a cidade quanto para a população local. “Ainda assim, com apoio do Sebrae e do governo do Estado, enviamos um ofício com orientações a todos os prefeitos”, afirmou.
Após saudar a todos os parceiros, o diretor superintendente do Sebrae, Edival Passos (foto), destacou a relevância da lei em discussão. “Depois da lei da Anistia, a lei que mais mobilizou o país foi a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, em 2006”, afirmou. Segundo Passos, o maior benefício da lei é que ela é direcionada para o desenvolvimento. “O município que não regulamentar está perdendo receita, porque comprar em uma grande empresa paulista, por exemplo, não contribui em nada para o desenvolvimento local”, apontou.
Para Passos, o objetivo é sensibilizar os 61 parlamentares para abraçarem a causa e dialogarem com os prefeitos no intuito de aumentar o número de municípios regulamentados. “Com apoio do governo, da frente parlamentar e da Femicro, vamos dar o grande salto esse ano de 2010, pois não é justo que dos 417 municípios baianos, apenas 25 tenham aderido à causa”, disse. Ao final do discurso, Passos lembrou os números satisfatórios de cadastros no Empreendedor Individual (EI), que colocaram a Bahia, até 17 de maio, com 6.413 legalizados, a frente de São Paulo, com 6.078.
Além de Álvaro Gomes e Edival Passos, compuseram a mesa da 14ª Sessão Especial, o superintendente de Comércio e Serviços da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), Adhvan Furtado, e o presidente da Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Femicro), Moacir Vidal.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

capacitação de agentes visa aumentar beneficiários do microcrédito

Agentes de crédito do programa CrediBahia assistiram a um workshop de capacitação hoje (20), dentro das atividades do 1º Encontro Regional das Ações de Microcrédito. O evento aconteceu no Salão Piatã do Hotel Sol Bahia, em Patamares, com a presença de 25 profissionais. O objetivo principal foi oferecer subsídios para que eles melhorem as atividades e o desempenho, visando ampliar a quantidade de beneficiários no acesso ao microcrédito. O evento foi promovido pelo Sebrae, Secretaria do Trabalho, Renda, Emprego e Esporte do Estado da Bahia (Setre), e Desenbahia.
De acordo com o técnico do CrediBahia, Antônio Pimenta, durante os oito anos de atividades, 32 mil empreendedores foram beneficiados, gerando 60 mil contratos, mas ainda há o que se crescer. “Estima-se que existam cerca de 750 mil micro e pequenas empresas na Bahia, por isso essa ação visa aumentar a capacidade de trabalho dos agentes, para alcançarmos esses clientes”, afirma.
Kátia Lima, 35, que trabalha há nove meses como agente de crédito na região de Camamu, considerou importante o encontro para relembrar a linha inicial do projeto e os melhores procedimentos junto ao beneficiário. “A palestra me deixou atualizada e a par das novidades no segmento microcrédito, além de ser uma forma de motivar o profissional da área sobre a importância do seu trabalho, que tem muita responsabilidade social”, destaca.
O tema do workshop foi Clientes CrediBahia: Estratégia de Capitação, Fidelização, Retenção e Reativação. A palestrante e consultora do Sebrae, Rita Rios, deu dicas importantes aos agentes, como a necessidade de acompanhar o desenvolvimento do beneficiário. “O agente tem que oxigenar, eternamente, sua carteira de clientes”, disse. Rita atentou também para a importância do capital que circula dentro da região. “O dinheiro que os micro e pequenos empresários tomam emprestado vai fazer crescer a economia local e o desenvolvimento da região”.
Uma questão muito enfatizada no evento foi o marketing de relacionamento. Segundo Rita, o trabalho do agente é totalmente voltado à forma de se relacionar com o cliente. “Através do relacionamento se devenda todo tipo de comerciante, e algumas variáveis do microcrédito só se descobre visitando ele”, afirma.
Para a coordenadora da Unidade de Acesso ao Crédito do Sebrae, Dora Parente, o evento possui dois intuitos principais. “Ampliação dos clientes do programa para ajudar no crescimento dos pequenos negócios e abordar a possibilidade do crédito em conjunto, baseado na questão da economia solidária”, afirma. Estão previstos ainda oito encontros para 2010. Feira de Santana vai sediar o segundo deles, de 9 a 11 de junho.

terça-feira, 18 de maio de 2010

capacitações estimulam adesão de ambulantes ao ei

Após os seminários de capacitação que aconteceram em Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus, durante a semana do Mutirão do Empreendedor Individual (EI), de 10 a 15 de maio, 22 vendedores ambulantes que vão trabalhar durante o São João em Cruz das Almas se cadastraram no EI. “Sendo sensibilizados, eles vêm, porque o EI é uma pérola preciosa que está ficando clara aos olhos deles”, afirma o técnico do Sebrae, Emanuel Castro.
O vendedor de sorvetes, Eurico Michel Rabelo, 30, vai montar sua barraca no espaço da festa pelo quarto ano consecutivo. Ele possui uma pequena sorveteria em Santo Antônio de Jesus, e na época dos festejos juninos, leva uma máquina expressa para o local. Para Rabelo, a capacitação foi muito proveitosa. “Achei nota mil, porque vai conscientizar os vendedores ambulantes de que é preciso melhorar muita coisa no atendimento ao cliente, na higiene e na organização em geral”, diz.
O objetivo principal das palestras foi esclarecer os vendedores ambulantes sobre o EI e oferecer informações sobre como atender melhor ao cliente e aspectos de higiene, para que eles tenham mais credibilidade junto ao consumidor. “Foi muito bom, pois chegamos perto de um público que não tínhamos alcançado ainda e que tinha acesso limitado a essas informações”, atenta o gestor de projetos do Sebrae, Carlos Henrique.
O prefeito de Cruz das Almas, Orlando Pereira Filho, o Orlandinho (centro da foto), foi enfático em relação ao EI. “Como se diz na linguagem popular, quem não se cadastrou ainda está ‘vacilando’, pois vai deixar de ter benefícios previdenciários e trabalhistas”, afirmou. Quanto ao resultado da capacitação, foi otimista. “Temos que aproveitar os conhecimentos adquiridos e criar uma imagem positiva da cidade para que os turistas sejam bem atendidos e voltem”, exclamou.
O coordenador do São João de Santo Antônio de Jesus, Hernane Mercês, também considerou a ação importante, pois vai trazer mais informações ao trabalhador, além de gerar emprego e renda no município. “Esperamos uma média de 80 mil pessoas por dia no circuito da festa, que abrange uma área de 37 mil m²”, afirma. E completa. “Não é porque o cidadão tem uma barraca que ele não precise ter conhecimentos de negócios e uma boa aplicação de renda”, afirma. No próximo dia 10 de junho, haverá mais uma ação de capacitação para vendedores ambulantes, promovida pelo Sebrae, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), e prefeitura local, no município de Amargosa.
Feira - Houve também um grupo de 10 pessoas, devidamente uniformizadas com a camiseta do EI, distribuindo panfletos na Feira Municipal de Santo Antônio de Jesus e informando os feirantes sobre os benefícios da legalização. Um dos 137 trabalhadores que se legalizaram na regional Grande Recôncavo Sul, o vendedor de melancias, Lourival Barreto, 44, possui seu negócio no local há quatro anos, após mais de 15 atuando na área da construção civil. Assim que soube da possibilidade de virar um empreendedor individual, não pestanejou. “Como vou pagar o INSS, terei benefícios e o direito de cobrar. Isso é muito importante para mim”, disse.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

santo antônio de jesus ganha unidade do sesc

Com a presença de cerca de 600 pessoas, entre representantes do governo, da prefeitura, dos sindicatos e da indústria, além de empresários, aconteceu nesta quinta-feira (13), a inauguração do Sesc – Serviço Social do Comércio – de Santo Antônio de Jesus. O evento aconteceu às 11h, na própria sede do empreendimento, denominado de Centro de Atividades Carlos Francisco Amaral, pai do presidente da Federação do Comércio do Estado da Bahia (Fecomércio/BA), Carlos Fernando Amaral.
O Sesc de Santo Antônio de Jesus, que fica na Estrada do Benfica, km 4,5, vai oferecer aos comerciários da região e a seus familiares, a partir do dia 16 de maio, um local moderno e bem estruturado, com opções na área de educação, saúde, cultura, lazer e assistência. “É uma unidade que honra e distribui bem-estar para o comerciário e que há 64 anos presta inestimáveis serviços ao comerciário brasileiro”, destaca Carlos Fernando Amaral.
O diretor de suporte do Sebrae, Antonio Marcos Lima de Almeida, considerou importante a relação estreita entre empresas públicas e privadas. “É fundamental ver a unidade entre as instituições presentes, o que demonstra uma ação coletiva no intuito de abrigar as famílias dos comerciários contra as drogas e violência, produzindo um efeito potencializador de fraternidade e boa convivência social”, afirma.

autônomos de valença são acompanhados após formalização

“Uma oportunidade de ter mais conhecimento sobre a legalização, pois a gente nunca sabe tudo”. Essas foram as palavras de Safira dos Santos, 38, que há mais de 10 anos transformou a varanda da própria casa em uma venda de lanches diversos, e participou da palestra sobre Empreendedor Individual (EI), que aconteceu durante a tarde desta quarta-feira (12), na Recreativa de Valença.
Durante a palestra, o técnico do Sebrae, Ângelo Fahning, destacou o acompanhamento que o empreendedor vai receber após o cadastramento. “Quem se certifica, vai ter cursos e palestras oferecidos pelo Sebrae, para ter um suporte posterior sobre o EI”, afirmou. O coordenador da regional Santo Antônio de Jesus, Isaílton Reis, levantou mais um aspecto importante do EI. “Os legalizados vão poder comprar por preços mais baixos, porque será diretamente do fornecedor, e também vender para o poder público”, exaltou.
O evento faz parte das atividades do Mutirão do EI, que está acontecendo em todo o interior da Bahia, de 10 a 15 de maio, e teve a presença de cerca de 150 pessoas, que estão sendo capacitadas pelo governo federal, através de cursos de costura, manicure e cabeleireiro.
De maneira bem didática, foram apresentados todos os passos e vantagens de aderir ao EI aos potenciais empreendedores individuais. Quem se legaliza, passa a usufruir os benefícios da previdência social, como auxílio doença, salário maternidade e aposentadoria. “Que esse encontro sirva de estímulo, pois a previdência está esperando vocês se filiarem para ela ampara-los”, afirmou a gerente do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS), Deíla Santos.
Outro aspecto importante relacionado ao EI é a possibilidade de obtenção de crédito juntos aos bancos oficiais, com juros mais baixos. “Depois de legalizado, ele pode abrir uma conta e ter linha de crédito específica”, disse o gerente geral do Banco do Brasil de Valença, Wilton Souza.
A palestra sobre o EI passou também por Gamboa do Morro, ainda no dia 12 e também por Teolândia e Baixão da Várzea, distrito de Valença, no dia 13, atendendo a uma média de 400 pessoas, entre ambulantes, barqueiros, taxistas e artesãos. De acordo com Reis, a meta é chegar a dois mil cadastros até o final de 2010.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

vendedores ambulantes de cruz das almas recebem capacitação para o são joão

Os vendedores ambulantes que vão trabalhar durante as festas juninas no município de Cruz das Almas, se reuniram na tarde desta terça-feira (11), na Biblioteca Municipal. O objetivo do encontro foi assistir a um seminário de capacitação para trabalhar no São João da cidade. A ação, organizada pela prefeitura local, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Sebrae, faz parte das atividades do Mutirão do Empreendedor Individual (EI), que está acontecendo em todo o interior da Bahia, de 10 a 15 de maio.
Após o forró da banda Dr. Pé-de-Serra, que abriu o evento, o prefeito de Cruz das Almas, Orlando Pereira Filho, o Orlandinho, foi enfático em relação ao EI. “Como se diz na linguagem popular, quem não se cadastrou ainda está ‘vacilando’, pois vai deixar de ter benefícios previdenciários e trabalhistas”, afirmou. Por isso, Maria Edna Nunes, 50, que tem uma barraca de lanches instalada há oito anos, no espaço aonde acontecem os festejos juninos, já está legalizada no EI. “Nunca liguei para a contribuição do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS), mas na velhice a gente precisa de uma aposentadoria e por isso me cadastrei”, explica.
Casada há 28 anos com o também comerciante Albérico Nunes, 56, e mãe de dois filhos, Maria Edna assistiu à palestra para se informar mais sobre o EI e buscar conhecimentos em outros aspectos abordados no evento, como a qualidade no atendimento. Durante a apresentação sobre o tema, o consultor do Sebrae, Carlos Carvalho, abordou questões importantes como o cuidado com anúncios confusos, boa aparência e tratar bem ao cliente para que ele retorne. “Atender bem não é apenas vender produtos ou serviços, é vender a imagem da cidade”, destacou Carvalho.
Durante a capacitação, os cerca de 200 vendedores ambulantes que compareceram ao local, assistiram a um vídeo educativo sobre cuidados no manuseio e tratamento de alimentos e higiene, como manter unhas cortadas, cabelos presos e cobertos, além de aventais limpos. “Um ambiente sujo pode atrair animais transmissores de doenças”, disse a nutricionista da Vigilância Sanitária, Aída Gonçalves.
Além das palestras, eles receberam folders e cartilhas informativas sobre o EI. “É uma possibilidade para ficarem esclarecidos sobre o EI, se cadastrarem e terem credibilidade junto ao público consumidor”, afirmou o consultor do Sebrae, José Muricy. Ele abordou as vantagens da legalização, como os benefícios da previdência social. A vendedora de churrasquinho e bebidas, Flávia Bastos, 25, que ainda não está legalizada, saiu do seminário informada. “A gente ter aposentadoria e salário maternidade, que nunca teve, com certeza é benefício”, apontou.
A mesma capacitação aconteceu também no município de Santo Antonio de Jesus nesta quinta-feira (13), no Antonius Imperial Hotel, durante a tarde, e teve a presença do prefeito da cidade, Euvaldo Rosa, e do diretor de suporte do Sebrae, Antonio Marcos Lima de Almeida. “É um grande aparato para construir um São João forte e fazer com que o turista volte depois”, afirmou Almeida.

empresário aumenta faturamento em 50% após aderir ao ei

“Até aqui nos ajudou o senhor”. Para esclarecer aos desavisados esse é o significado de Ebenézer, nome da empresa de Jean Néri, 22 anos. O jovem empresário de Santo Antônio de Jesus decidiu abrir seu empreendimento de comunicação visual após trabalhar durante três anos na área e foi um dos primeiros a se cadastrar como Empreendedor Individual (EI) no município. Desde 19 de fevereiro, Néri está legalizado e de lá para cá viu o faturamento da Ebenézer Art’s aumentar em torno de 50%. “Isso foi consequência da legalização e do ponto fixo, pois tivemos mais credibilidade no mercado”, afirma.
Executar o serviço de porta em porta e sem escritório foram fatores de motivação para Néri aderir ao EI. “Sofria muito preconceito, porque poucos clientes deixavam de fechar com uma empresa grande para fazer o serviço comigo”, aponta. E completou. “Até o fato de ter um telefone, já causa certo impacto”, diz. A Ebenézer Art’s cria cartões de visita, plotagem para veículos, banners e fachadas de empreendimentos, entre outros produtos voltados à identificação visual.
Outro grande benefício do EI que Néri destacou foi a possibilidade de emissão de notas fiscais. “Depois do cadastro, já posso concorrer com as grandes empresas”, afirma. E o empresário até distribui informativos do Sebrae na sede da empresa e incentiva clientes a se legalizarem também. “Teve um vendedor de confecções aqui e indicamos a legalização para ele”, revela.
O conhecimento de Néri sobre o assunto surgiu através da prática, pois ele trabalhou por mais de dois anos em empresas do ramo. “Mas pretendo me aprimorar, através de cursos e até fazer uma faculdade”, diz. Atualmente, a Ebenézer Art’s possui uma carteira de 15 clientes fixos, como a Indamel – Estruturas Metálicas e a Móveis Mundial, ambas em Santo Antônio de Jesus, além dos que solicitam serviços e produtos eventualmente.
Casado, os planos de Néri com o desenvolvimento da empresa, se voltam mais para a vida pessoal. “Queremos focar na aquisição da casa própria, acima de tudo”, diz. Quanto à Ebenézer Art’s, ele pretente ampliar, colocar mais máquinas e até algum funcionário, mas ainda não tem planejamento definido para isso.

domingo, 9 de maio de 2010

rodada de hoje (9) definiu os classificados para as quartas de final da copa de futebol interbairros

Dos 36 times que começaram a disputa no dia 25 de abril, só restam 16 equipes. Os 12 duelos que aconteceram neste domingo (9), nos oito campos da Copa Vivo de Futebol Interbairros, pela terceira rodada, deram fim à fase de classificação do torneio. Mesmo com a vitória por 1x0 sobre o CSC, em pleno campo do Beira Lixo, no Castelo Branco, o Colorado não ficou com a vaga do grupo D (masculino), que será do Banda. Na próxima etapa, que acontece no domingo (16), em quatro campos a serem definidos, os jogos são no estilo “mata-mata” e os confrontos femininos fazem sempre a preliminar.
A Copa Vivo de Futebol Interbairros vai até 30 de maio, com a participação de 1.080 jogadores, sendo 720 homens e 360 mulheres, oriundos de diversos bairros da capital baiana. Os campos da Boca do Rio, Barris, Estrada das Barreiras, Castelo Branco, Calabetão, Cajazeiras VI, Santa Luzia e Itacaranha foram estruturados para receber os 24 times masculinos e 12 femininos. O objetivo do torneio, inédito em Salvador, é promover a inclusão social através do incentivo ao esporte amador e revelar possíveis talentos de diversos locais da cidade.
O evento é realizado pela Federação Estadual de Futebol Amador (Fefa), em parceria com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Federação Baiana de Futebol (FBF), e Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), com patrocínio master da Vivo, e apoio do Grupo Schincariol, da Caco de Telha Entretenimento e da Uranus2. A coordenação é da Nova Promoção Conteúdo.
Classificados para as quartas de final no dia 16/05/2010

FEMININO
Barris e Grêmio (Grupo A)
Santa Luzia e Remo (Grupo B)
Galícia e Arvoredo (Grupo C)
Batty Girls e Jardim Esperança (Grupo D)

MASCULINO (jogos)
Barris (Grupo A) x Camurujipe (Grupo H)
Argentino Jr. (Grupo B) x Santa Luzia (Grupo G)
Bela Vista (Grupo C) x Mangabeira (Grupo F)
Banda (Grupo D) x Lar Pedreira (Grupo E)

domingo, 2 de maio de 2010

raça dos atletas marca 2ª rodada da copa vivo de futebol interbairros

A chuva que caiu durante a madrugada e quase estraga a 2ª rodada da Copa Vivo, não passou de ameaça. O que marcou os 12 jogos realizados na manhã deste domingo (2) foi a garra dos atletas que enfrentaram campos com lama e escorregadios. E como o torneio é dividido em grupos com três times cada, algumas equipes já podiam carimbar passagem para a próxima fase no jogo de hoje.
Já que tinha vencido o Independente por 10x2 na estreia, o Grêmio, treinado por Daniel Conceição, garantiu vaga na semifinal da copa após vencer por 3x1 a equipe dos Barris, no campo do Lomanto. Com jogadas rápidas e muita técnica, Debora Paixão, 19 anos, foi a artilheira da partida com dois gols. “Espero marcar mais gols e brigar, sim, pela artilharia da competição”, afirma Debora, que não atuou na primeira rodada.
O torneio, inédito em Salvador, vai até o dia 30 de maio, com a participação de 1.080 jogadores, sendo 720 homens e 360 mulheres, oriundos de diversos bairros da capital baiana. “O objetivo é promover a inclusão social através do incentivo ao esporte amador e revelar possíveis talentos de diversos locais da cidade”, afirma o presidente da Federação de Futebol Amador (Fefa), Milton Rodrigues.
O evento é realizado pela Fefa, em parceria com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Federação Baiana de Futebol (FBF), e Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), com patrocínio master da Vivo, e apoio do Grupo Schincariol, da Caco de Telha Entretenimento e da Uranus2. A coordenação é da Nova Promoção Conteúdo.