sexta-feira, 14 de agosto de 2009

moradores de subaúma aprendem a aproveitar alimentos

“Foi algo muito bom para nossa gente, que estava realmente precisando bastante”. Essas foram as palavras de Karine Michele Pereira, 24 anos, uma das beneficiadas, sobre a 6ª edição do projeto Alternativas Alimentares, desenvolvido pela Concessionária Litoral Norte (CLN) e o Instituto Invepar.
A confraternização de encerramento e entrega dos certificados aos 35 participantes aconteceu hoje (14), às 16h, na Pousada e Restaurante Kasebre, em Subaúma, município de Entre Rios, a 100km de Salvador.
O objetivo do curso é contribuir para a elevação da qualidade alimentar e geração complementar de renda das famílias participantes, que vivem em comunidades vizinhas à Rodovia BA 099, na Estrada do Coco/ Linha Verde.
Durante toda a semana de 10 a 14 de agosto, em um total de 30 horas, os alunos aprenderam, entre teoria e prática, conteúdos de aproveitamento integral de alimentos, agricultura orgânica, economia solidária, e atenção à saúde.
Para a beneficiada Noêmia Figueiredo, 45 anos, o projeto também foi importante para esclarecer, além das técnicas alimentares, outras questões ambientais e sociais. “Nós aprendemos também noções de empreendedorismo e até sobre doenças sexualmente transmissíveis”, destacou.
O turismólogo e vice-presidente da Associação Cultural e Recreativa de Subaúma (Acres), Genésio Silva, definiu o projeto como um ganho social para a comunidade local. “Foi gratificante ver pessoas que não podem pagar serem beneficiadas com um trabalho dessa qualidade e importância”, afirmou.
O projeto Alternativas Alimentares, que foi premiado pela Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), através da publicação Projetos Vencedores de 2000 a 2008, ainda atenderá um total de nove comunidades, entre as cidades de Camaçari, Mata de São João, Esplanada, Conde e Jandaíra.

Nenhum comentário: