quinta-feira, 27 de agosto de 2009

jovens carentes concluem curso de turismo

“Vivemos esperando dias melhores pra sempre”. Os versos da canção do grupo Jota Quest, entoados em coro, marcaram a festa de conclusão da 2ª turma formada pelo projeto Alternativas de Renda – Formação de Jovens para o Turismo, realizado pelo Instituto Oikos/Pangea, Concessionária Litoral Norte (CLN) e Instituto Invepar.
O evento aconteceu hoje (27), às 15h30, na sede da Associação dos Moradores do Diogo e Santo Antônio (AMDSA), no município de Mata de São João, e foi apresentado pelos 30 alunos que concluíram esta segunda etapa. O objetivo da ação é qualificar 100 jovens da região que estejam em situação de risco social e fora do mercado de trabalho.
Para Camila Batista, 17 anos, uma das beneficiadas, o projeto trouxe benefícios no comportamento humano também, além de preparar para o mercado de trabalho. “O curso foi um pré-requisito para vencer os obstáculos da vida profissional e pessoal”, destacou.
Enquanto os alunos apresentavam detalhes do processo produtivo, estavam expostos cartazes que eles próprios elaboraram a partir de temas abordados durante os três meses do curso, como história, atrativos turísticos da região, empreendedorismo, alimentos e bebidas, turismo sustentável e meio ambiente.
Para alcançar o objetivo desejado, o projeto adotou uma forma de ensino diferente do processo regular. “Usamos a metodologia por competência. O tema é liberado para debate, onde são criados os desafios para desenvolvimento das ações em grupos”, explica o coordenador do curso, Poti Malaquias.
A assistente social e responsável pelo departamento de Desenvolvimento Socioambiental da CLN, Juçara Freire, se mostrou satisfeita com o resultado. “É gratificante observar a integração e desenvolvimento desses jovens e ver essa mão-de-obra ser absorvida pelo mercado de trabalho”, comemora.
Estiveram também presentes ao evento, a coordenadora do Instituto Oikos no Brasil, Simona Isidori, e o coordenador do programa de Protagonismo Juvenil do Pangea, Giuseppe Vozza, além de representantes da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), do hotel Iberostar, do Complexo Costa de Sauípe, da escola São Vicente, e da AMDSA. A próxima turma deve iniciar as aulas no dia 15 de setembro. A novidade é que nessa nova etapa, os beneficiados vão aprender o idioma inglês com foco no turismo.

Nenhum comentário: