sábado, 8 de agosto de 2009

alternativas alimentares

Contribuir para melhorar a qualidade da alimentação de famílias em situação de vulnerabilidade social, que vivem em comunidades vizinhas à Rodovia BA 099, na Estrada do Coco/ Linha Verde. Esse é o objetivo principal do projeto Alternativas Alimentares & Agricultura Orgânica, desenvolvido há seis anos pela Concessionária Litoral Norte (CLN) e o Instituto Invepar.
A abertura da próxima edição do trabalho, que já beneficiou 2.200 pessoas, será segunda (10), na comunidade de Subaúma, município de Entre Rios. Um total de 10 comunidades serão beneficiadas, entre as cidades de Camaçari, Mata de São João, Esplanada, Conde e Jandaíra.
O projeto consiste no aproveitamento integral de frutas e legumes, para suprir as dificuldades de subsistência das comunidades locais. “Do caju, pode-se fazer, além do suco, moquecas e frigideiras”, esclarece a nutricionista do curso, Graça Wanderley. O processo traz informações sobre o uso e a criação de receitas culinárias criativas e nutritivas, a produção de medicamentos caseiros e da “multimistura”, que combate a desnutrição e o baixo peso.
“Além do enfoque social, há a responsabilidade ambiental, já que o projeto estimula a redução da geração de resíduos e o seu reaproveitamento, através da agricultura orgânica”, explica a coordenadora do departamento de Desenvolvimento Socioambiental da CLN, Juçara Freire.
A experiência foi premiada pela Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), e fez parte da publicação Projetos Vencedores de 2000 a 2008. Fruto de reconhecimento, o projeto tem boa receptividade nas comunidades e é disputado entre as entidades representativas locais. Em 2009, será agregado ao curso o foco do empreendedorismo no intuito de gerar renda própria à comunidade.

Nenhum comentário: