quarta-feira, 9 de junho de 2010

oficina conquista empreendedores da península de itapagipe

Três. Esse foi o número de palestras que a micro empreendedora, Alba Mary Valverde, 59, assistiu durante a Oficina do Empreendedor, que acontece, de 8 a 10 de junho, no estacionamento do Mercantil Rodrigues, na região da Calçada. Há 19 anos, ela possui o armarinho Girassol, localizado na Boa Viagem, e se interessou pelas capacitações por notar uma redução na quantidade de clientes na sua loja. “Foi muito bom, pois adquiri mais informações sobre o melhor tratamento ao cliente e ter mais proatividade, porque trabalho sozinha”, afirma.
Alba fez parte dos cerca de 800 empreendedores que atuam na Península de Itapagipe e que participaram das palestras para se informarem mais sobre o Empreendedor Individual (EI), linhas de crédito, plano de negócios, impostos e tributos, acesso a mercado e sobre a própria região em que trabalham. “É um evento importante para despertar a curiosidade no empreendedor itapagipano, que tem características muito peculiares, de buscar inovação e outros conhecimentos administrativos”, afirma a analista do Sebrae, Idimara Dantas.
Com o objetivo de trazer para os empreendedores e para a comunidade em geral, através de informações precisas e confiáveis, um panorama sobre dados socioeconômicos, demográficos e históricos da região, o consultor do Sebrae, Joílson Rodrigues, ministrou a palestra Conheça Melhor Itapagipe. “Eles precisam conhecer bastante o mercado e o lugar em que atuam para oferecer produtos e serviços de maneira estratégica, de modo que os negócios prosperem”, explica.
O proprietário da Rios Materiais de Construção, Edson Damasceno, 36, achou a palestra intitulada Como a micro empresa pode sobreviver em um mundo competitivo, muito interessante para a sua realidade. “Algo que percebi que tem muita ligação com o meu dia-a-dia foi o fato de compreender que o seu concorrente não é seu inimigo”, destaca. E completa. “Pensando sempre no bem do cliente, se não tem algo que ele procura na minha loja, indico a do ‘vizinho’”.
De acordo com Idimara Dantas, essa oficina tem ênfase na formação dos cinco núcleos setoriais, formados por 20 empresas, cada um, e que o objetivo principal do projeto é fortalecer o segmento de micro e pequenas empresas (MPE) nos bairros populosos de Salvador, e contribuir para a sustentabilidade e competitividade. O evento é uma ação do Sebrae Bahia, e faz parte do projeto Bairros Empreendedores, desenvolvido dentro da metodologia de Gestão Estratégica Orientada para Resultados (Geor).
O Projeto Bairros Empreendedores ainda vai passar por Liberdade, Cabula, Pau Miúdo, Pau da Lima, Paripe, Pernambués e Brotas. As ações estão previstas até 2012. Além das Oficinas do Empreendedor, que prosseguem até 31 de julho, consultores do Sebrae estarão nos bairros oferecendo todas as orientações necessárias para os empresários. A iniciativa conta com a parceria do Banco do Nordeste, Banco do Brasil e associações de moradores e de empresários locais. As inscrições para participar das oficinas são gratuitas.

Nenhum comentário: