segunda-feira, 7 de junho de 2010

capacitações estimulam adesão de ambulantes ao ei

Depois de trabalhar durante cerca de 20 anos no campo, Antônio Davino dos Santos, 37, é comerciante há mais de cinco. Ele vai montar uma barraca de lanches e bebidas na festa de São João de Santo Antônio de Jesus, após se cadastrar no Empreendedor Individual (EI). “Do jeito que eu trabalho, posso cair doente a qualquer momento, e sei que meu comércio não vai ficar parado, pois terei os benefícios do EI, como o auxílio-doença”, destaca Davino. Além dos alimentos na festa junina, ele trabalha regularmente com todo tipo de comércio, que vai de roupas em geral a verduras e legumes.
Davino foi um dos vendedores ambulantes que participaram dos seminários de capacitação que aconteceram em Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus, durante a semana do Mutirão do Empreendedor Individual (EI), de 10 a 15 de maio, e que se legalizaram no EI. “Sendo sensibilizados, eles vêm, porque o EI é uma pérola preciosa que está ficando clara aos olhos deles”, afirma o técnico do Sebrae, Emanuel Castro.
O objetivo principal das palestras foi esclarecer os vendedores ambulantes sobre o EI e oferecer informações sobre como atender melhor ao cliente e aspectos de higiene, para que eles tenham mais credibilidade junto ao consumidor. “Foi muito bom, pois chegamos perto de um público que não tínhamos alcançado ainda e que tinha acesso limitado a essas informações”, atenta o gestor de projetos do Sebrae, Carlos Henrique.
O prefeito de Cruz das Almas, Orlando Pereira Filho, o Orlandinho, foi enfático em relação ao EI. “Como se diz na linguagem popular, quem não se cadastrou ainda está ‘vacilando’, pois vai deixar de ter benefícios previdenciários e trabalhistas”, afirmou. Quanto ao resultado da capacitação, foi otimista. “Temos que aproveitar os conhecimentos adquiridos e criar uma imagem positiva da cidade para que os turistas sejam bem atendidos e voltem”, exclamou.
O coordenador do São João de Santo Antônio de Jesus, Hernane Mercês, também considerou a ação importante, pois vai trazer mais informações ao trabalhador, além de gerar emprego e renda no município. “Esperamos uma média de 80 mil pessoas por dia no circuito da festa, que abrange uma área de 37 mil m²”, afirma. E completa. “Não é porque o cidadão tem uma barraca que ele não precise ter conhecimentos de negócios e uma boa aplicação de renda”, afirma. No próximo dia 10 de junho, haverá mais uma ação de capacitação para vendedores ambulantes, promovida pelo Sebrae, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), e prefeitura local, no município de Amargosa.

Nenhum comentário: