quinta-feira, 10 de junho de 2010

ali pretende inovar 1.200 empresas baianas

Levar soluções de marketing, gestão, tecnologia e inovação para aumentar a competitividade de micro e pequenas empresas baianas dos setores de confecções, oficinas mecânicas, plásticos e cosméticos da região de Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista. Esse é o objetivo principal do projeto Agentes Locais de Inovação (ALI), cujo lançamento acontece na próxima sexta-feira (11).
O evento será às 16h, no auditório Orlando Moscozo, e terá a presença de membros da diretoria, parceiros e dos 24 ALI’s, que são bolsistas recém-formados e passaram por uma capacitação que durou cinco semanas. Para a implantação do projeto, foram investidos cerca de R$ 3 milhões, com recursos do Sebrae Nacional, Sebrae Bahia e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
“É uma oportunidade para as micro e pequenas empresas notarem que o grande diferencial é inovar. É isso que vai torna-las competitivas no mercado”, afirma a coordenadora da Unidade de Inovação Tecnológica do Sebrae Bahia, Marcia Suêde. Ela afirma que a meta de cada agente é mover 50 empresas a aderirem ao projeto no final de dois anos. “Para isso, estima-se que seja necessário sensibilizar 4 mil empresas”, aponta.
Além de inédito na Bahia, outro diferencial do projeto é que ele vai abarcar apenas a empresas que nunca foram atendidas pelo Sebrae ou que esse atendimento já tenha ultrapassado três anos. “A partir daí, o agente vai diagnosticar a empresa, analisar a situação atual, elaborar um plano de ações, e acompanhar a execução das soluções”, diz Suêde. De acordo com a coordenadora, as ações serão executadas por consultores do Sebrae, parceiros e instituições da área de tecnologia.
O diretor de Suporte do Sebrae, Antonio Marcos Lima de Almeida destacou a importância dos ALI’s no processo de mudança e melhoria das MPE’s baianas. "O projeto ALI vai marcar a vida de cada um dos agentes e vai representar uma grande alavancagem das empresas baianas. Lembro a todos os agentes a nossa rica missão de promover o empreendedorismo", destacou.

Nenhum comentário: