terça-feira, 3 de março de 2009

educação ambiental

Identificar problemas, conflitos socioambientais e potencialidades de cada região, levantando indicativos para a elaboração e implementação do Programa de Educação Ambiental na Bahia. Esses são alguns dos objetivos das consultas públicas que a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea) vai promover nos 26 Territórios de Identidade no Estado.
Os seminários começaram no final de 2008, e já passaram por Itaberaba, Juazeiro, Riachão do Jacuípe, Jacobina, Valente e Irecê. Em 2009, retomam a partir de amanhã (4) e quinta-feira (5), nos territórios de Itaparica e do Oeste Baiano, em Paulo Afonso e Barreiras, respectivamente.
Após passar por diversos municípios, durante os meses de março e abril, a programação se encerra nos dias 11 e 12 de maio, abrangendo a Região Metropolitana de Salvador (RMS) e o Baixo Sul, cujas cidades sedes serão Camaçari e Valença.
Para o diretor de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Angelo Oliva, a realização das consultas públicas nos territórios e a consequente disseminação das questões relacionadas à educação ambiental, exigem alguns passos.
“É preciso gerar um processo de mobilização social entre os educadores ambientais e depois conhecer suas demandas”, pontua. E complementa. “Este momento de consulta pública da minuta do projeto de lei de educação ambiental na Bahia é uma estratégia de articulação democrática, de modo participativo e transparente”, conclui.
A expectativa é a presença de 150 participantes por evento, com representantes de todos os municípios que compõem os territórios. Dúvidas e/ou sugestões podem ser encaminhadas para o endereço eletrônico (
consulta.plea@sema.ba.gov.br).

Nenhum comentário: