quinta-feira, 5 de março de 2009

arctic sunrise desembarca em salvador

Após navegar por cidades como Manaus, Belém, Fortaleza e Recife, o Arctic Sunrise, navio do Greenpeace, desembarca pela segunda vez em Salvador. Dentre as atividades previstas nesta passagem pela capital baiana, está a realização do 10ª reunião plenária do Fórum Baiano de Mudanças Climáticas, organizado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Greenpeace.
O tema será “Energias renováveis: potencial, limitações e relevância no atual cenário de mudanças climáticas” e faz parte das atividades da expedição “Salvar o Planeta. É agora ou agora”, do Greenpeace, que desde o início de 2009 está percorrendo o Brasil.
O evento acontece na próxima segunda-feira (9), a partir das 14h, a bordo do próprio navio, que está ancorado, desde ontem (4), na Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba), no Comércio. O objetivo do encontro é discutir e elaborar políticas de mudanças climáticas na Bahia, relacionadas às questões de redução de gases de efeito estufa, através do emprego de energias renováveis.
Além da presença do secretário do meio ambiente da Bahia, Juliano Matos, os organizadores do fórum estimam que cerca de 70 pessoas compareçam. Entre elas, estão representantes do poder público, da sociedade civil organizada, do setor produtivo, como a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), a Coelba e a Petrobras, e também convidados do Greenpeace.
Para a coordenadora do Fórum Baiano de Mudanças Climáticas, Adriana Diniz, o assunto é urgente e preocupa. “A matriz energética é o grande pano de fundo das discussões climáticas. Nossa matriz é renovável, mas precisamos elaborar uma política estadual sobre mudanças climáticas contribuindo com nosso país para o plano nacional sobre mudanças do clima.”

Nenhum comentário: