sexta-feira, 13 de março de 2009

zoológico vai abrigar obras de jenner augusto

Dois painéis em azulejo, de autoria do artista plástico Jenner Augusto, foram restaurados e vão fazer parte do acervo do Zoológico de Salvador. Criados em 1957, os painéis decoravam o salão principal do restaurante Alto de Ondina, e estão entre os primeiros trabalhos coloridos em azulejo feitos no Brasil. O zoo vai abrigar e preservar as obras por ser um local bem frequentado, seguro e ter ligação com os temas dos trabalhos.
A partir da próxima terça-feira (17), o público baiano poderá apreciar os painéis Jogos Infantis (foto) e Fauna, que estavam degradados nas ruínas do antigo restaurante. A recuperação das obras, realizada por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), foi iniciada no final do ano passado, com o objetivo de manter viva parte da obra de Jenner Augusto e aproximar a população das artes plásticas.
De acordo com o restaurador Estácio Fernandes, o estado de depredação obrigou o uso de uma técnica incomum na remoção dos painéis. “Tivemos que trazer uma parte da parede onde estavam os azulejos, sob o risco de não perder os trabalhos em definitivo”, destaca.
Por conta da perda de algumas peças originais, uma peculiaridade da restauração foi não imitar a criação do artista. “Tem que ter o cuidado de não confundir o original com a intervenção, para não se configurar um falso histórico”, explica Fernandes.
Para o coordenador do Zoológico de Salvador, Gerson Norberto, é de grande importância que o local tenha sido escolhido para sediar as obras. “Mostra que o zoo tem respaldo, credibilidade e público para apreciar”, ressalta.
Baiano por opção – Sergipano de nascimento, Jenner Augusto da Silveira (1924-2003), escolheu morar em Salvador em meados do século passado. Considerado um dos mais importantes artistas plásticos da Bahia, Jenner foi pintor, ilustrador e desenhista. Na década de 60, pintou, constantemente, o bairro de Alagados e paisagens da capital baiana.
Há pelo menos três livros sobre sua obra: Jenner: A Arte Moderna da Bahia, de Roberto Pontual; Os Alagados de Jenner, álbum com cinco serigrafias e texto de Adonias Filho; e um livro-álbum denominado Jenner, com reproduções de sua obra, em cores e preto-e-branco.

Nenhum comentário: