sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

dendê no canadá

O mar de Roberval, no litoral canadense, vai receber um ingrediente especial nesse verão de 2010: a presença de atletas baianos. Mas não será uma viagem a passeio. Além de Ana Marcela e Allan do Carmo, Filipe Alcântara fecha o grupo de nadadores da Bahia – dentre os quatro representantes do Brasil – que vai disputar o Mundial de Maratonas Aquáticas, na prova dos 10km, previsto para 18 de julho.
A vaga de Alcântara veio após garantir o segundo melhor tempo brasileiro na I Etapa do Circuito Mundial, em Santos, no domingo passado. "Nos últimos mil metros eu era o terceiro e estaria fora, mas consegui ultrapassar o gaúcho Samuel Bona e segurei até o fim", conta, orgulhoso.
Para a primeira participação em um campeonato mundial, ele vê a possibilidade de fazer treinamentos na altitude, visando aumentar a capacidade de respiração, devido ao alto nível dos atletas que vai enfrentar. "Vou me preparar e ganhar mais experiência, pois acredito que posso buscar meu melhor resultado", afirma.
Menino criado nas águas do rio São Francisco, em Paulo Afonso, onde deu as primeiras braçadas, Alcântara aguarda confinate o dia da prova. Antes, ainda participa da seletiva, no dia 28, em Santa Catarina, para disputar também a prova dos 5km no mesmo Mundial do Canadá, e dos jogos Sul-Americanos na Colômbia, em março.
Investimento - A situação atual de Alcântara não difere muito do que acontece com vários atletas locais. Sem clube e sem patrocínio desde o final de 2009, ele prevê algumas dificuldades. "Cobrir os custos fixos e despesas de viagem de um atleta, sem patrocínio, é complicado", lamenta. Apesar de propostas de outros estados, o nadador ainda não bateu o martelo com ninguém, pois prefere competir e ser federado pela Bahia. "Mas se tiver que sair daqui para disputar os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, eu saio".

Nenhum comentário: