terça-feira, 5 de janeiro de 2010

micro empresários comemoram sanção de nova lei

A melhor notícia para começar 2010 com boas expectativas. Assim, os proprietários de pequenas e micro empresas viram a aprovação da lei nº 11.619. A norma, em vigor desde o dia 10 de dezembro de 2009, restringe as compras públicas do governo do Estado no valor de até 80 mil a empresas de pequeno porte, gerando emprego, renda e internalização de receita na Bahia.
A diretora comercial da Selecta RH, empresa que trabalha com locação de mão-de-obra, Ivana Vianna, acredita que o grande benefício da nova lei é a lealdade de concorrência. “Não vamos mais disputar com indústrias e grandes empresas. Agora vão estar todas as organizações no mesmo nível. A diferenciação na hora da negociação vai ser, justamente, a capacidade de administração interna de cada uma”, destaca.
Para o superintendente do Sebrae Bahia, Edival Passos, o desafio da instituição agora é promover a capacitação e a qualificação dos empresários de micro e pequenos negócios de Salvador e do interior do Estado, principalmente os que ainda não têm a cultura de participar das compras públicas.
Valfrido Guedes, por exemplo, é dono da Art Paper, empresa que já vende ao governo do Estado materiais de escritório e papelaria, além de produtos usados na educação de deficientes visuais como bengalas, réguas confeccionadas em acrílico e com marcações em relevo a cada centímetro, e até caderno para escrita Braille.
O empresário aposta na coragem e na boa informação como fundamentais para participar de compras públicas e ter sucesso nos negócios. “O Sebrae dá cursos e palestras para quem tem interesse em participar das licitações e temos ainda o Guia do Fornecedor, uma cartilha da Secretaria de Administração para quem quer se informar melhor sobre o processo”, atesta Guedes.
Com 46 anos, Guedes faz um alerta para os menos experientes. “Tem que ler direitinho a cartilha do governo e estar bem informado sobre o que vai vender e conhecer o preço de mercado, se não você fica perdido até em relação ao concorrente”, afirma. Para participar de uma licitação é preciso ficar atento para saber quando vai acontecer o novo processo e se cadastrar no site www.comprasnet.ba.gov.br.

Um comentário:

Anônimo disse...

o começo foi lento... mas o texto explicou e convenceu