quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

projeto de gestão em saúde beneficia pequenas empresas

A 1ª etapa da auditagem individual executada pela SG Comércio e Assessoria em Saúde, e um curso de Liderança Empresarial. Essas são as ações que vão marcar, em 2010, a retomada do projeto Gestão Empresarial para a Área de Saúde, desenvolvido de forma pioneira pelo Sebrae Bahia desde 2009. As atividades vão contemplar, respectivamente, oito empresas no município de Jequié e 10 em Valença.
“Essa iniciativa do Sebrae Bahia foi ótima pois supriu uma carência enorme de qualificação das micro empresas da área de saúde. Esperamos aumentar o faturamento e ser uma referência no ramo, após a consultoria, assessoria e capacitação que vamos receber”, afirma a administradora da clínica Sempre (Serviços Médicos Especializados e Escola de Postura), situada em Jequié, Cíntia Souza.
Os trabalhos em Jequié serão de 21 a 23 de janeiro e vão servir para identificar problemas que possam atrapalhar o bom desempenho de gestão das empresas. “Os gargalos serão diagnosticados individualmente em cada clínica e serão apresentadas as soluções e capacitações para que não haja recorrência”, explica a gestora do projeto pelo Sebrae, Maria Carmen Silva.
No município de Valença, os empresários vão ser beneficiados com um curso de Liderança Empresarial, de 25 a 28 de janeiro. “Serão aulas presenciais onde eles vão conhecer características importantes em um líder, como delegar e distribuir tarefas, identificar o perfil dos gerentes, planejar e avaliar resultados, eleger prioridades e tomar decisões, além de terem até exercícios práticos”, detalha Carmen.
O projeto, que pretende beneficiar 115 empresas até dezembro de 2010, atua em oito municípios baianos: Salvador, Valença, Alagoinhas, Senhor do Bonfim, Ilhéus, Itabuna, Jequié e Paulo Afonso. As atividades serão monitoradas de acordo com critérios estabelecidos pela ferramenta de Gestão Estratégica Orientada para Resultados (Geor), na qual a principal meta será o aumento de 4% no faturamento dos empresários.
As ações do programa serão direcionadas para os ramos de administração, finanças, marketing e tecnologia. “O objetivo maior do projeto é levar conhecimentos de gestão empresarial aos médicos para que possam gerir seus negócios em serviços de saúde de maneira técnica e com inovação tecnológica”, destaca Carmen. Para ela, a oportunidade de eles compreenderem a forma como deve ser conduzida a empresa motivou a participação. “Após um início muito árduo, estamos muito satisfeitos com o interesse e disposição deles. Tem até médico pedindo para entrar”, comemora.

Nenhum comentário: