segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

antes de empreender é preciso planejar e conhecer o negócio

O cabeleireiro Sandro Lazário, 33 anos, pretende abrir, dentro de dois meses, o seu próprio salão de beleza. Após trabalhar em diversos salões em Salvador, ele decidiu que estava na hora de ter seu próprio negócio com o intuito de melhorar a renda e valorizar mais seu serviço. É um caso semelhante ao da especialista em Qualidade de Alimentos, Fabrícia Vieira, 31 anos, e da nutricionista Jannyfer Zafer, 35 anos, que pretendem vender crepe, com qualidade e segurança, nas praias da capital baiana, buscando mais independência profissional.
Esses jovens fazem parte dos cidadãos – uma média de 50 pessoas por dia – que procuram o atendimento gratuito do Sebrae no Centro de Atendimento das Mercês para obter orientações precisas e seguras sobre a melhor maneira de tocar um negócio. Afinal de contas, gerir um empreendimento não é algo simples e o potencial empreendedor precisa estar bem informado sobre vários aspectos que envolvem a situação. Por isso, o atendimento do Sebrae tem o objetivo de atender a essa demanda espontânea e orientar na elaboração de um bom planejamento, seja qual for o negócio.
Uma das primeiras questões é ter a certeza do cliente de que ele tem total identificação e afinidade com o produto/serviço que deseja trabalhar. Para a analista técnica do Sebrae Bahia, Josélia Pontes, o mais importante antes de abrir um negócio é planejar. “O empresário precisa conhecer muito bem aquilo que ele vai negociar, além de saber como está trabalhando a concorrência, sem esquecer os fornecedores e, claro, as necessidades da clientela, pois tudo vai refletir no aspecto financeiro”, explica. “Nós ajudamos o cliente a não perder tempo, emoção e dinheiro”, complementa.
Após traçar o planejamento, chega a hora de testar a viabilidade do plano de negócios. O cliente é orientado a participar de palestras, seminários, oficinas e cursos. “São informações que vão dar subsídios para ele decidir se vai seguir com aquela ideia ou direcionar para outro projeto”, afirma Josélia. Como apenas 10% das pessoas que procuram o Sebrae já têm o capital para aplicar, é fundamental um estudo da viabilidade econômica e financeira do projeto. “É traçado todo o perfil do cliente e do negócio, envolvendo custos, investimentos e orientamos também sobre as linhas de crédito disponíveis no mercado”, diz.
O serviço de atendimento do Sebrae, que disponibiliza ainda informações sobre legalização, questões tributárias, fiscais e contábeis, está em 32 pontos da Bahia, e funciona das 9h às 17h. Em Salvador, está espalhado em cinco localidades: Multishop Boca do Rio; Shopping Liberdade; Terreiro de Jesus, no Pelourinho; Bahia Outlet Center, no bairro do Uruguai; e na Av. Sete de Setembro, nas Mercês. Mais informações 0800-5700800 ou pelo site www.ba.sebrae.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

muito/bom:completo/e/objetivo