quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

arranjos produtivos baianos buscam melhores práticas

Buscar melhores práticas e ações de competitividade e eficiência para sete Arranjos Produtivos Locais (APLs): fruticultura, derivados da cana-de-açúcar, rochas ornamentais, ovinocaprinocultura, piscicultura, transformação plástica e turismo. Esse é o objetivo principal da Análise Internacional de Benchmarking, apresentada pelo consultor da Alta Scuola Impresa e Società (Altis), Paolo Rizzi. O evento acontece nesta quinta-feira (28), durante todo o dia, no auditório Orlando Moscozo, na sede do Sebrae, nas Mercês, com a presença de cerca de 50 participantes, entre empresários e líderes de cada segmento.
O encontro discute o relatório final que traz um quadro comparativo e ilustrado entre os APLs baianos e os arranjos produtivos (clusters) internacionais que serviram de referência sobre melhores práticas e tecnologia de gestão. “É fundamental para se ter uma ideia de procedimentos adotados internacionalmente e que estão dando certo, porém o mais importante é mantermos esse aperfeiçoamento”, destacou o coordenador do APL de Derivados da Cana-de-açúcar, Djalma Barbosa.
Dentre os itens da pesquisa apresentada por Paolo Rizzi, está um quadro apontando questões de alta e média prioridade detectadas nos APLs locais, tais como definição do produto e treinamento empresarial e técnico. “Na Costa do Cacau, por exemplo, alguns focam as praias, outros, o chocolate. Já a ovinocaprinocultura precisa melhorar a capacitação para alcançar os padrões de qualidade do abate”, detalhou Rizzi. Ele também destacou os APLs de Mármore e Granito, em Jacobina, e o de Derivados da Cana-de-açúcar, como potenciais para crescimento.
Para a coordenadora da Unidade de Atendimento Coletivo do Sebrae Bahia, Flávia Goroni, essa discussão é muito importante para os APLs. “A partir do momento em que se analisa junto a outros países e faz essas comparações, isso gera conhecimento e agrega valor aos negócios”, afirmou. De acordo com a representante do escritório Promo do Brasil, Patrícia Orrico, “esse encontro serve como instrumento e material para a gente dar prosseguimento a essa caminhada”.
Além de Flávia Goroni e Patrícia Orrico, estiveram presentes à mesa de abertura do encontro, o diretor do PromoBahia – Centro Internacional de Negócios, Bruno Aloi, o chefe de gabinete da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Mário Augusto da Cunha, e o superintendente de Comércio e Serviços da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), Adhvan Furtado. O projeto faz parte do Programa de Melhoria da Competitividade (PMC), coordenado pela Secti, em parceria com o PromoBahia e com o Sebrae Bahia, visando o fortalecimento da atividade empresarial no Estado.




Benchmarking é um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresariais com os concorrentes mais fortes ou empresas reconhecidas como líderes. É uma pesquisa que permite realizar comparações de processos e práticas companhia a companhia para identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva.

Nenhum comentário: