sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

aumenta procura por cursos pela internet

Os empresários baianos estão, cada vez mais, buscando qualificação profissional. Na Bahia, 19.023 pessoas participaram dos cursos gratuitos on-line do Sebrae, em 2008. No ano passado, esse quadro subiu para 21.417, proporcionando um aumento de 6,8% na procura por esses cursos. Para se ter uma ideia, a Bahia só teve à sua frente, em número de participantes, os estados de São Paulo, com 67.323, e Minas Gerais, com 24.408, superando Rio de Janeiro (19.749), Paraná (14.170) e Rio Grande do Sul (13.017), por exemplo.
Para a consultora de informática, Verena Miranda, que trabalha com montagem e manutenção de computadores, o curso online de Empreendedor Individual (EI), veio na hora certa. “Eu tinha acabado de romper uma sociedade com meu irmão e precisava de informações sobre a melhor maneira de conduzir meus negócios sozinha”, revela. Ela achou o curso proveitoso e prático. “Esclareci minhas dúvidas e adquiri ainda mais informações. Como não tenho tempo para sala de aula, gostei do sistema pela Internet e, inclusive, já me inscrevi em outro curso”, afirma.
Com matrículas abertas desde dezembro de 2009, o curso EI teve uma procura de 31.500 pessoas de todo o Brasil em um mês. Durante janeiro de 2010, esse número já aumentou em, aproximadamente, 10.000 inscritos. O objetivo principal do curso EI é conscientizar o empreendedor individual sobre a importância de se legalizar e os benefícios da Lei Complementar 128, de 2008. “O empresário tem a oportunidade de conhecer melhor o que é ser um empreendedor individual e as vantagens disso”, explica a gestora dos Cursos pela Internet do Sebrae, Márcia Matos.
Composto por aulas em áudio e texto, o curso EI vai aborda questões importantes, como os impostos a serem pagos pelo empreendedor individual, e os critérios de aposentadoria e auxílio doença. Vai apresentar, também, detalhes da Lei Complementar 128, de 2008, tais como: contratação de empregados, como proceder em casos de cancelamento do cadastro do EI e da possível evolução para microempresa. Com carga horária equivalente a três horas, o próprio aluno decide a maneira como vai usá-las. “Após a matrícula ele tem até dois meses para concluir, mas pode fazê-lo imediatamente, se quiser”, afirma Márcia.
Para se inscrever, basta acessar o site http://www.ead.sebrae.com.br e se cadastrar. No decorrer dos cursos, há o acompanhamento e orientação de um profissional preparado para sanar dúvidas que venham a surgir. Em 2010, sete cursos, além do EI, estão com matrículas abertas e previsão de início para 25 de janeiro. São eles: Aprender a Empreender; Análise e Planejamento Financeiro; Como Vender Mais e Melhor; Olho na Qualidade – 55s para os Pequenos Negócios; Atendimento ao Cliente; Gestão de Cooperativas de Crédito; e Boas Práticas nos Serviços de Alimentação – Gestão da Segurança. Ao final são emitidos certificados de conclusão.

Nenhum comentário: