quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

baiana cria disk-acarajé para atrair novos clientes

Após enfrentar dificuldades para desenvolver seu empreendimento em Salvador, a vendedora de acarajé, Márcia Nogueira, se mudou para Itaberaba, no interior do Estado, e resolveu profissionalizar o negócio. Investiu em marketing, criou logomarca, banners, e até serviço de entrega em domicílio. “Os clientes vão ter o Disk-Acarajé. É só ligar que o produto vai ser enviado até a casa dele”, revela. Até o final de janeiro estará funcionando o Acarajé Portal da Chapada, nome do novo comércio da baiana Márcia, que pretende, dentro de alguns anos, abrir uma franquia em São Paulo.
Tudo isso aconteceu desde que Márcia percebeu que precisava aumentar sua renda. Após anos trabalhando em um escritório em Salvador, no ano 2000 decidiu ser baiana de acarajé. O primeiro ponto no bairro da Calçada não deu o resultado que se esperava. “Era um lugar por onde passavam muitos veículos, porém poucas pessoas”, diz. Ao conseguir se fixar na Praia da Boa Viagem, na Cidade Baixa, as coisas pareciam melhorar quando se viu obrigada a partir para Itaberaba. “Minha mãe adoeceu, os custos na capital aumentaram muito e decidimos voltar para a terra natal dela”, conta.
O que parecia desilusão profissional virou um alento quando Márcia percebeu que tinham poucas baianas de acarajé na cidade. “Improvisei o tabuleiro e não acreditei quando consegui arrecadar 50 reais no primeiro dia”, afirma. Com o intuito de crescer e se organizar, pois Márcia tinha dificuldade em ajustar a receita e as despesas, buscou orientação. “Com o curso de Sabor e Gestão, do SEBRAE, aprendi que qualidade e aparência são a alma do negócio, além de ter controle na administração”.
Para o agente de Orientação Empresarial do SEBRAE, Dine Ricardo de Assis, o kit Sabor e Gestão é uma solução para potenciais empreendedores se qualificarem de forma autônoma. “É uma oportunidade de capacitação de forma rápida e simplificada, já que o cliente define seu horário para estudo e o material é dinâmico e prático, em formato de minissérie e novela, o que garante o aprendizado fácil”, destaca. O curso, formado por um DVD, dividido em 10 capítulos, e um módulo, traz informações de mercado, finanças, plano de negócios, administração financeira e fluxo de caixa.

3 comentários:

Eduardo Pelosi disse...

Genial,

só faltou o número do Disk Acarajé!

Anônimo disse...

boa!
tirando/a/parte/que/quase/chorei/e/o/título/que/é/mt/especifico...
o/texto/é/bom

Fábio Vasconcelos disse...

Grande Pelosi, o número do Disk Acarajé é (75) 9102-2182