quarta-feira, 8 de julho de 2009

dá o pé

Essa justiça brasileira aprontou mais uma daquelas bem esquisitas. Dessa vez, escolheu uma senhora de 61 anos, dona-de-casa, para punir. O motivo da pena é porque a idosa cria, há tempos, um papagaio sem a devida licença do Ibama. Como não tem dinheiro para pagar, ela vai prestar os tais "serviços comunitários" impostos por lei. É óbvio que leis devem ser cumpridas, mas nunca, ainda mais em um país solidário e emotivo como o nosso, acima do bom senso. Cada caso é um caso. Há que se aceitar que mesmo sem o aval do Ibama, domesticar um papagaio não é tarefa tão complicada, muito menos incomum.
Como prega o sociólogo Roberto Damata, usemos a cultura a nosso favor. Submeter uma senhora de 61 anos de idade a atividades sociais e ainda roubar-lhe o animal que cuidou com afeto durante anos a fio e era seu fiel companheiro, é covardia. Difícil acreditar que essa é a melhor maneira de se reduzir a extinção de animais silvestres como o papagaio. O Ibama e a justiça brasileira deviam ser mais rápidos e eficazes no combate e punição aos "grandes", que estão envolvidos nos tráficos de animais, e não perder tempo em apunhalar os inúmeros donos de "Zés Cariocas" país afora.

Um comentário:

Aura Henrique disse...

Vim, li e gostei. Parabéns! Beijos. P.S.: Obrigada pelo link do www.porescrito.com.br // Prova que você é, além de inteligente, muito legal. heheh