quinta-feira, 16 de julho de 2009

projeto da cln é contemplado em publicação da fieb

A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) lançou o livro Prêmio Fieb – Projetos Vencedores de 2000 a 2008. O material reúne 33 experiências bem sucedidas, desenvolvidas por organizações baianas neste período.
O lançamento aconteceu ontem (15), dentro do II Evento Fieb de Meio Ambiente – Produção e Consumo Sustentável, às 17h, no auditório da Fieb, no bairro do Stiep. Estiveram presentes ao local cerca de 200 pessoas, entre representantes do governo, de empresas privadas, universidades e sociedade civil.
O projeto Alternativas Alimentares & Agricultura Orgânica, desenvolvido há seis anos pela Concessionária Litoral Norte (CLN) e o Instituto Invepar, e que já beneficiou 2.200 pessoas, foi um dos premiados. O trabalho contempla famílias em situação de vulnerabilidade social que vivem no entorno da BA 099, na Estrada do Coco, e consiste em explorar ao máximo a potencialidade de produtos naturais, como frutas e legumes, para suprir as dificuldades de subsistência das comunidades locais.
“Do caju, pode-se fazer, além do suco, moquecas e frigideiras”, relata a nutricionista do projeto, Graça Wanderley. O curso, que abrange noções de higiene e agricultura orgânica, em 2009 terá um foco no empreendedorismo. “Eles vão aprender a produzir compotas, geleias e doces caseiros, por exemplo, com o intuito de gerar renda própria”, afirma.
A assistente social e responsável pelo departamento de Desenvolvimento Socioambiental da CLN, Juçara Freire, destaca a receptividade das pessoas quanto à implantação da atividade. “Eles ficam encantados com essa reeducação alimentar, e isso estimula ainda mais a desenvolvermos esse trabalho”, pontua.

Nenhum comentário: