segunda-feira, 27 de julho de 2009

coisas "da antiga"

Como cliente voraz de lojas como Submarino, Americanas e Saraiva, recebo inúmeros emails sobre ofertas das empresas. Diferente da maioria das pessoas, isso não me chateia, eu gosto porque, como já disse, estou sempre comprando. Mas o motivo dessa postagem é para falar sobre algo intrigante que ainda permeia a mentalidade do povo brasileiro e que estimula o comportamento dos grandes empresários.
Como estamos nos aproximando do Dia dos Pais, já começo a receber mensagens sobre vendas de produtos visando essa data. E aí é que entra a questão. Fruto de uma sociedade patriarcal e machista, apesar de estarmos em pleno século XXI, as pessoas ainda têm o ranço de comportamentos arcaicos. No conteúdo das mensagens, o que mais tem é promoção de caixa de ferramentas (afinal, é o homem que conserta as coisas, ora bolas!), adegas e jogos para bar (cadê o bêbado com as calças no mão?) e acessórios para carro e aparelhos de esporte (mulher fica em casa cuidando dos "minino").
Na época do Dia das Mães, é engraçado, mas muito comum: promoções de geladeiras, fogões, centrífugas, liquidificadores, batedeiras, máquinas de lavar e coisas do gênero. Como se a mulher habitasse exclusivamente a cozinha e área de serviço da casa. As coisas já foram assim, mas tudo muda. Tudo, aliás, já mudou. Sem ser radical, para também não perder a graça, o charme e a atração da diferença, exclusividades pautadas por sexo é algo do passado e não dá mais para engolir.

3 comentários:

Daniel disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Gusmão... disse...

Faço dos risos de Chico Anisio, o meu! ! ! Tem uns conceitos do tempo q minha avó era gostosa!!!

Lugana Olaiá disse...

Fábio,
A melhor parte da leitura é constatar que, apesar da força que alguns fazem para carregar o machismo mais tempo do que a prática merece, partiu de um homem tais palavras contrárias ao "Regime do Super-Homem". Enfim, estamos de fato caminhando para o progresso! Rsrs..
Sobre seu comentário no meu blog...desculpe a demora em respondê-lo (problemas). Obrigada, é bom saber quando gostam do meu nome! A verdade sobre a postagem é: assisti na TV um filme que me fez viajar interiormente e corri para o computador tarde da noite louca para escrever a história colocando uma porção de mim nela; 'Elizabeth'. Poderia passar bastante tempo aqui falando dele e de todas as minhas impressões, mas isso é conversa longa pra mesa de bar (Rsrs)! Agradeço pela visita também. Beijos

Obs: Grata por incluir meu link na sua página!