sexta-feira, 31 de julho de 2009

bobagens meu filho, bobagens

O motorista do buzú, passando em frente ao Salvador Shopping, dispara para a pessoa com quem conversa enquanto dirige: "aí é tudo mais caro, é shopping para elite e não trabalha preto aí não viu, os caras são racistas". E continua o festival de asneiras. "Uma pipoca aí é R$3,00. No Center Lapa, você ganha uma pipoca quando entra no cinema". A garota e parceira de diálogo sorri amarelo e meio tímida diz: "mas o cinema do Center Lapa é pequenininho". Ele finge que é surdo. "Heim?".
Pois é, senhor motorista, vamos começar do começo. Esse complexo de inferioridade é um discurso velho e já está bem fora de moda. Os preços dos produtos no Salvador Shopping são iguais aos preços aplicados nos outros grandes centros comerciais da cidade, como Iguatemi, Paralela e Barra. Até porque, de um modo geral, as lojas são as mesmas. Eles pregam no próprio slogan que são diferentes. Mas a grande diferença está na qualidade dos materiais usados na construção e acabamento do prédio (o que impressiona muito), e no conforto ofertado ao cliente.
A impressão que se tem é que o motorista do ônibus, que na sua fala representa uma camada significativa da sociedade, nunca entrou no shopping. E se entrou, foi com uma pulga atrás da orelha, cismado, e se achando inferior às outras pessoas. Porém, quando foi inaugurado, o shopping abriu as portas para quem quiser entrar e tiver competência para trabalhar e não somente para quem é rico e branco.
A outra bobagem do senhor motorista consiste na dificuldade que as pessoas têm em avaliar seu consumo na relação custo-benefício, e não só o custo. A pipoca de graça que o cliente recebe ao entrar no cinema do Center Lapa é muito ruim. É fria e mole. A salinha onde passa a película é suja, com os equipamentos quebrados e defeituosos, som tosco e vídeo de péssima qualidade. Além da telinha do tamanho de uma TV de 42". O filme é o mesmo que se assiste no salão super limpo do Cinemark, com poltronas reclináveis e de couro, ar condicionado empedrando as pessoas, áudio e vídeo de última tecnologia, e tela gigante. Pois é, o filme é o mesmo, mas os preços são diferentes. No Salvador Shopping é bem mais caro, mas analisando a tal da relação custo-benefício certamente será mais interssante. E no Cinemark a pipoca, deliciosa e crocante, tem que ser comprada por fora. Você que sabe!


P.S.: os "caras" que ergueram o salvador shopping não são negros, mas vieram de baixo, vendendo farinha na feira do interior de sergipe, portanto, dificilmente devem ser racistas, pois viram muito negro pobre tentando vencer na vida

2 comentários:

Lugana Olaiá disse...

Você conhece os caras que ergueram o salvador shopping? Rsrs (não respondeu meu comentário anterior)

Gusmao... disse...

Boa colocação meu caro...O motorista é maluco ao analisar sem raciocinar...mas exitem lojas como Bompreço que praticam preços divergentes no mesmo produto,vou dar um exemplo.Fui ao Bompreço Bonocô,lá o produto Pneu Firestone(2º linha) custa R$118,90 e o mesmo produto no iguatemi custa R$149,90...dificil de entender.acho q REDES têm q manter os preços de acordo com produto.nao importa onde esta localizado a loja...abraços