sábado, 2 de outubro de 2010

agricultor valida experiência com projeto plante saúde

O produtor rural Orlando Santos, 50, cuja propriedade fica situada no distrito de Rancho Alegre, em Arembepe, aprendeu a reaproveitar as folhas como adubo natural. “Antes eu limpava e queimava tudo, agora eu junto o mato e utilizo como fertilizante. Dessa forma, os produtos ficam mais saudáveis e não há agressão à natureza, além da economia financeira”, diz. Ele calcula uma economia anual de R$ 600 depois da adoção de fertilizantes naturais em suas plantações.

O projeto, que beneficia 70 famílias, distribuídas em sete comunidades da orla de Camaçari, é idealizado pela Concessionária Litoral Norte (CLN) e Instituto Invepar, sob execução do Fórum Sustentável Costa dos Coqueiros. O objetivo principal é fazer uma reeducação ambiental em povoados rurais da região, visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas e geração de renda.

Os trabalhos começaram em julho de 2010, nas comunidades de Rancho Alegre, Açu da Capivara, Cordoaria, Fazenda Malícia, Alameda do Rio, Areias e Cajazeiras, e se encerram, com entrega de certificados, no dia 19 de outubro, às 13h30, no salão paroquial da Igreja Matriz Divino Espírito Santo, em Vila de Abrantes.

“O projeto era uma necessidade para as pessoas que precisavam de um verdadeiro alerta ambiental”, afirmou a presidente do Fórum, Maria José Machado. A diferença dessa edição é que o projeto está sendo executado por ex-beneficiários, que hoje disseminam e multiplicam essa experiência com agricultores de suas vizinhanças.

Durante a passagem pelas comunidades, o Plante Saúde leva conhecimento sob aspectos relacionados à agricultura orgânica, como educação ambiental e tecnologia. Para a professora de tecnologia, Marluce Celeste, a metodologia aplicada fez o diferencial na hora das aulas.

“O interessante era procurar exemplos baseados em ações que eles já praticavam para facilitar a assimilação”, explica. Ela acredita que o mais importante do curso é conscientizar o agricultor de que ele faz parte da natureza e precisa estar inserido nela. “Através do conhecimento tecnológico, eles vão dar um melhor tratamento ao solo, e gerar uma produção mais saudável”, resume.

Nenhum comentário: