segunda-feira, 27 de setembro de 2010

cooperativa baiana desenvolve redes sociais personalizadas

Com cinco anos de atuação em Salvador com softwares livres para o desenvolvimento de soluções para a Internet, especificamente mídias sociais, a Cooperativa de Tecnologias Livres (Colivre) faz um trabalho diferenciado de personalização de redes. Através do Noosfero, a primeira plataforma web livre desenvolvida para redes sociais, qualquer empresa do Brasil e do mundo, pode criar uma rede social personalizada, preterindo as massificadas como Orkut e Facebook, por exemplo. “A diferença é que no ambiente personalizado você tem acesso a banco de dados e autonomia sobre a mídia gerada lá”, afirma o vice-presidente da empresa, Vicente Aguiar.

Esse foi um dos assuntos discutidos na abertura do 1º Congresso Brasileiro de Softwares: Teoria e Prática (CBSoft.2010). O evento, cujo objetivo principal é disseminar as pesquisas em sistemas de software que são realizadas em todo o país, começou nesta segunda-feira (27), no Bahia Othon Palace Hotel, em Ondina, e vai até a próxima sexta-feira (1). De acordo com a organização do encontro, são esperadas cerca de 800 pessoas durante os cinco dias, entre pesquisadores, estudantes e representantes da indústria. “A novidade desse ano foi justamente inserirmos a representação industrial, pois precisava haver essa junção com a discussão teórica”, destacou a vice-coordenadora do CBSoft.2010, Vaninha Vieira.


Para Vaninha, as empresas brasileiras, sejam governamentais ou privadas, precisam atentar para a importância e benefícios do software livre. “Isso existe no mundo inteiro e o Brasil também precisa adotar como padrão nas suas organizações”, alertou. Uma questão relevante que a vice-coordenadora levantou, voltado ao universo das empresas, foi a redução de custos que a implantação do software livre traz. “Um sistema operacional como o Linux, por exemplo, diminui os investimentos com pacotes pagos, que são caros, e também evita a pirataria, que ainda ocorre muito no mundo corporativo”, resume.


O evento, cuja próxima edição será no estado de São Paulo, em 2011, terá palestras de convidados nacionais, como o professor da Universidade Federal da Bahia (UFBa), Eduardo Almeida; e internacionais, como o professor do Departamento de Computação do Imperial College London (Reino Unido), Alexander L. Wolf. O congresso é realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), e organizado pela UFBa, através do Laboratório de Engenharia de Software (LES), com patrocínio do Sebrae
.

Nenhum comentário: