quinta-feira, 23 de setembro de 2010

propaganda digital reduz custos para empresário

Nos últimos seis meses, o diretor comercial da Pé Feito, Moacir Viana Júnior, notou uma diminuição nos investimentos da empresa, que presta serviços na área de podologia em Feira de Santana, na divulgação da marca e serviços. “Trocamos a veiculação em uma rádio local e a panfletagem, pela divulgação no serviço de link patrocinado do Google”, afirma. E Moacir revela que a diferença na economia e no resultado foi relevante. “Na rádio, pagamos R$ 400 por um mês, apenas aos sábados, e somente uma pessoa nos procurou. Na Internet, gastamos R$ 40 por 20 dias corridos e 120 pessoas vieram até a loja”, diz.

Esse é um dos assuntos a serem discutidos durante o Ciclo MPE.net, que acontece durante toda essa quinta-feira (23), no Teatro dos Correios, no bairro da Pituba, em Salvador. O objetivo principal dos seminários é difundir informações e conhecimento estratégico sobre a inclusão das micro e pequenas empresas no comércio eletrônico, visando o desenvolvimento do mercado nacional e a geração de oportunidades de negócios. Cerca de 250 pessoas, entre empresários e estudantes, compareceram à abertura do evento, realizado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, com patrocínio do Sebrae e dos Correios.


O analista do Sebrae, Michelangelo Alves, falou sobre as vantagens e benefícios da Bolsa de Negócios, serviço gratuito disponibilizado aos empresários através da Internet (
www.bolsa.sebrae.com.br). “É uma vitrine eletrônica, onde o empresário anuncia seus produtos e serviços e o próprio sistema faz o cruzamento de interesses e negócios entre eles”, explica. Alves apresentou também dados sobre o aumento de empresas que buscam o serviço pelo país. No Brasil, esses números já chegam a 12 mil cadastros, contra 10.974 registrados em março de 2010. No Nordeste, cerca de dois mil empresários ingressaram, sendo que 1/3 desse total pertence à Bahia.

Dentre os temas discutidos durante os seminários, está a questão dos registros de domínio, provedor de serviços de pagamento, gestão de riscos e vendas com cartão de crédito, publicidade on-line e logística global para o e-commerce. De acordo com o coordenador de Negócios dos Correios, José dos Santos Neto, as compras pela Internet, que representavam 4,9% dos pedidos dos Correios, em 2007, passaram a 7,5%, em 2009. “A facilidade e aumento do acesso das pessoas à rede mundial de computadores fazem do comércio eletrônico uma tendência em franca expansão”, disse.


O analista da VeriSign, empresa que opera serviços de infraestrutura de Internet, Alexandre Giglio, destacou a importância de potencializar e fortalecer a marca de uma empresa no mundo virtual. “Mesmo que não seja uma loja on-line, estar na rede é fundamental, visto que só no Brasil, de acordo com dados da Webshoppers, de 2009, existem 15 milhões de e-consumidores”, revelou. Para o coordenador da Unidade Regional Salvador do Sebrae, Richard Alves, o evento é fundamental “pois o e-commerce já é uma realidade das micro e pequenas empresas que conseguem vislumbrar essa visão estratégica”. A 8ª edição dos seminários será em Uberaba, Minas Gerais, no dia 07/10. Outras informações através do site
www.ciclo-mpe.net.

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