sexta-feira, 9 de abril de 2010

turismo de costa rica é apresentado aos baianos

O auditório Orlando Moscozo, na sede do Sebrae Bahia, nas Mercês, recebeu nesta sexta-feira (9), cerca de 150 pessoas entre estudantes, empresários e profissionais de organizações públicas, privadas e não governamentais, pertencentes ao trade turístico baiano. O motivo do encontro, que começou às 9h30, foi a realização da 3ª edição do seminário O Desenvolvimento Sustentável do Turismo: Caso Costa Rica, promovido pelo Sebrae e Grupo Santander do Brasil.
“A Costa Rica possui práticas de turismo sustentável, que são uma referência planetária, e isso é inspirador para se difundir no turismo brasileiro”, apontou o diretor de Operações do Sebrae Bahia, Paulo Manso Cabral. Após o conhecimento dos casos da Nova Zelândia e da África do Sul, em 2008 e 2009, respectivamente, é a vez do país da América Central. “Neste ano, nada melhor que compartilhar a experiência expressiva da Costa Rica”, destacou Cabral.
A diretora da empresa Turismo y Conservación Consultores, Ana Baez, falou sobre a necessidade de se inserir o ecoturismo na atividade econômica e o que significa isso para o país. “O turismo costarriquenho tem a natureza como matéria-prima e é encarado como uma fonte de renda e desenvolvimento e não como algo isolado dentro da nação”, afirmou.
Baez destacou alguns fatores que ela considera fundamentais no desenvolvimento do turismo sustentável na Costa Rica, como a boa informação e formação de guias, o contato direto com as comunidades nas produções locais e uma disposição em explorar a gastronomia. “Não é só servir um prato, mas aprender a apresentar essa refeição ao turista”, destacou.
A palestrante também apresentou resultados de pesquisas que são feitas com turistas para avaliar seus gostos e preferências. “Por exemplo, 56% deles não querem lugares saturados e cheios de gente porque isso não representa sustentabilidade”, revelou. De acordo com Baez, o Brasil é um país que tem uma diversidade grande, mas que precisa reconhecer a natureza e deixá-la à disposição das pessoas. “Apostar no turismo de natureza é apostar no futuro do país”, concluiu.
Estiveram na mesa de abertura do evento, além do diretor de Operações do Sebrae Bahia, Paulo Manso Cabral, a representante do Grupo Santander do Brasil, Débora Anger, e a superintendente de Investimentos em Pólos Turísticos da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), Inês Maria Garrido. O evento foi realizado na segunda-feira (5), em São Paulo, e na quarta-feira (7), em Brasília.

Nenhum comentário: