sexta-feira, 27 de novembro de 2009

projetos melhoram vida de jovens baianos

Erique Soares, 22 anos, trabalha dando aulas de surf em um resort em Praia do Forte, e já planeja incluir no currículo curso de mergulho e outro idioma. Jéssica Carvalho, 28 anos, é uma das gestoras de uma lan house no bairro de São Tomé de Paripe, em Salvador. Mas o que esses jovens têm em comum? Eles conseguiram essa guinada na vida após terem participado dos projetos de inclusão social que o Instituto Oikos e o Pangea promovem em algumas localidades da Bahia, com apoio da União Européia e da Concessionária Litoral Norte (CLN)/Instituto Invepar.
Cerca de 30 jovens, representando os 200 que já foram beneficiados pelos projetos, estiveram reunidos hoje (27), pela manhã, no Centro de Estudos Socioambientais do Pangea, em Pituaçu, para o 1º Evento de Intercâmbio dos Jovens Protagonistas. “É essencial eles trocarem experiências para fortalecer e estimular a continuidade dos projetos”, disse a assessora para Assuntos de Cooperação da Delegação da Comissão Européia no Brasil, Maria Cristina Araújo.
Durante o encontro foi exibido um vídeo com informações sobre o foco empreendedor dos trabalhos que foram desenvolvidos na comunidade de Diogo, em Mata de São João, no município de Itacaré, no sul da Bahia, e também em bairros de Salvador, como Pau da Lima e São Tomé de Paripe. Em seguida, os próprios jovens exibiram cartazes expondo outras características essenciais do projeto, como a inserção no mercado de trabalho. Para a chefe de capacitação do Hotel Iberostar, Maria Bethânia Oliveira, é fundamental investir nessa mão-de-obra. “Somente quando o jovem vivencia, ele concretiza o que aprendeu”, resumiu.
Estiveram também presentes ao evento, a assistente social e responsável pelo departamento de Desenvolvimento Socioambiental da CLN, Juçara Freire, a coordenadora do Instituto Oikos no Brasil, Simona Isidori, e o coordenador do programa de Protagonismo Juvenil do Pangea, Giuseppe Vozza, além de educadores dos projetos.

Nenhum comentário: