sexta-feira, 18 de setembro de 2009

consumo sustentável

Biscoito de batata doce sem ovos e sem açúcar na composição. Esse é um dos variados produtos vendidos na 1ª Feira de Orgânicos da Orla de Camaçari (FOOC). Desde hoje (18), as 15 barracas da feira serão montadas toda sexta-feira, de 7h as 17h, no estacionamento do Centro de Atendimento Municipal (CAM), que fica na Vila de Abrantes, em Camaçari. O projeto é uma iniciativa do Fórum Sustentável da Costa dos Coqueiros, e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Camaçari, do governo do Estado da Bahia, e da Concessionária Litoral Norte (CLN) / Instituto Invepar.
“A feira vai ajudar a suprir a necessidade de se fazer uma reeducação alimentar para o povo”, afirma a presidente do Fórum, Maria José Silva. Segundo ela, os cidadãos das comunidades locais têm um cultivo de produtos orgânicos maior que o necessário para o consumo. “Eles agora vão levantar a auto-estima com essa possibilidade de geração de renda” garante.
Após a participação nos projetos socioambientais promovidos pela CLN /Instituto Invepar, como Alternativas Alimentares & Agricultura Orgânica e Plante Saúde, os produtores/vendedores descobriram a importância dos produtos desenvolvidos sem agrotóxicos, assim como o aproveitamento integral dos alimentos. “Aqui se encontra até o urucum, que é a semente que fabrica o corante, e pode ser usado nos temperos, de forma natural e saudável”, explica Maria José.
Para a coordenadora da Comissão de Produção Orgânica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Vanuza Paiva, a feira será mais um canal para a agricultura orgânica escoar produtos saudáveis e a preços competitivos. “Com apoio da CLN, a feira deve progredir e servir como estímulo para os produtores familiares orgânicos serem reconhecidos na comunidade e cadastrados, junto ao Mapa, até o final de 2009” diz.
A técnica em processamento de dados, Alcione Nascimento, comprou produtos como tomate, abóbora, feijão e mel em quase todos os stands e achou o projeto interessante. “Além de bem localizada, a feira é uma iniciativa muito boa para estimular as pessoas a consumirem alimentos mais saudáveis”, destaca.

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente iniciativa, espero que permaneça.