segunda-feira, 21 de setembro de 2009

2º congresso brasileiro de trânsito

Os caminhos para um trânsito melhor e mais cidadão. Esse é o tema central do II Congresso Brasileiro de Formação de Condutores e Educação para o Trânsito. O evento, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sindicato das Auto-Escolas da Bahia (Sindauto-BA) e instituições parceiras, começou hoje (21), às 10h, no Fiesta Convention Center, em Salvador.
Além de um público de, aproximadamente, 1.000 pessoas, estavam presentes o diretor de Operações do Sebrae-BA, Paulo Manso Cabral e o presidente do Sindauto-BA, Abelardo Filho, além de representantes do governo do Estado, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), da Federação Nacional das Associações de Detran (Fenasdetran), e da Federação Nacional das Auto-Escolas (Feneauto).
Dentre os assuntos a serem discutidos no evento, estava a implantação, nos CFC’s, da biometria digital. Segundo o diretor de Habilitação do Detran, Márcio Blanco, o novo sistema de identificação visa impedir fraudes relacionadas à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “É trazer a questão para o âmbito da educação e acabar com o famoso ‘jeitinho brasileiro’”, disse.
Segundo Paulo Manso Cabral, o Sebrae tem o intuito de capacitar os empresários de CFC’s e cargos técnicos a concorrerem em um mercado qualificado e refletir isso no bem-estar da sociedade. “Um trânsito com educação, solidariedade e mobilidade, e com motoristas mais competentes, melhora a vida da população e atrai outros investimentos para a cidade”, pontua.
Outras questões importantes como a influência dos CFC’s e seus profissionais para a educação no trânsito, a necessidade de se adotar a cultura de prevenção de acidentes, e a regulamentação das atividades de Mototáxi e Motofrete como profissões em Salvador, serão debatidas durante o congresso, que acontece hoje (21) e amanhã (22), com palestrantes de todo o Brasil.

Nenhum comentário: