terça-feira, 22 de setembro de 2009

trânsito e psicologia

“A maioria dos casos no trânsito, cerca de 90%, são incidentes e não acidentes”. A afirmação do especialista em Psicologia no Trânsito, João Carlos Alchieri, chamou a atenção para a questão da irresponsabilidade humana como causadora maior de mortes no trânsito.
Esse foi um dos tópicos da palestra ministrada por Alchieri, intitulada Além da avaliação psicológica: como a psicologia pode contribuir com os profissionais de CFC’s e educadores de trânsito, durante o II Congresso Brasileiro de Centros de Formação de Condutores e Educação para o Trânsito. A apresentação aconteceu hoje (22), às 16h, no Fiesta Convention Center.
Durante o discurso, Alchieri alertou também para os fatores de risco em acidentes e incidentes de trânsito, como o uso de alguma substância estimulante na hora de dirigir, a capacidade de cumprir regras e normas, além de sexo e idade. “Dados comprovam que uma pessoa que tem entre 40 e 45 anos, está em uma faixa menor de envolvimento em acidentes de trânsito”, diz.
As maneiras de se modificar o comportamento dos atores envolvidos no trânsito, como esclarecimentos à população, punição e educação infantil, também foram abordadas pelo psicólogo. “Não adianta o filho aprender na escola que não se deve beber e dirigir, se em casa, ele vê o pai fazer isso”, explicou Alchieri. E complementou. “As referências da criança estão em casa”, destacou.

Nenhum comentário: