quinta-feira, 17 de setembro de 2009

100 mil sequelados por ano em acidentes de trânsito no brasil

Reduzir o número de mortes e acidentes no trânsito, através da mudança de comportamento dos motoristas. Esse é o objetivo principal da palestra que o especialista em Medicina de Tráfego e membro da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Fernando Moreira, ministra durante o 2º Congresso Brasileiro de Centros de Formação de Condutores (CFC’s) e Educação para o Trânsito. O evento, promovido pelo Sebrae, Sindicato das Auto-Escolas da Bahia (Sindauto-BA) e instituições parceiras, acontece no Fiesta Convention Center, em Salvador, nos dias 21 e 22 de setembro.
No seminário, que será na próxima segunda-feira (21), às 15h40, Moreira apresenta o conteúdo do livro de sua autoria, intitulado A Mudança Cultural que Salva Vidas, que também dá título à palestra. O trabalho aborda a necessidade de se respeitar a legislação de trânsito, visando à saúde e bem-estar de motoristas e pedestres. “Por ano, 37 mil indivíduos morrem vítimas de acidentes de trânsito no Brasil e 500 mil ficam feridos, e destes, 100 mil ficam com sequelas. Reduzir esse quadro é necessário, possível e está ao nosso alcance”, afirma.
O médico vai falar também sobre questões importantes para formação de condutores, como a relação entre álcool e trânsito, com o objetivo de formar motoristas mais cidadãos e civilizados. “A aplicação da lei 11.705, que altera o Código de Trânsito Brasileiro no tocante ao consumo de bebidas alcoólicas e condução de veículos, nos traz uma oportunidade de diminuir as gigantescas taxas de mortalidade e morbidade relacionadas ao trânsito em nosso país”, diz Moreira.
Esse e outros temas, como as novas metodologias de ensino para os CFC’s, a lei que sanciona o Motofrete e o Mototáxi como profissões e a implantação, até 14/11, pelo Detran, do Sistema de Biometria Digital, também serão debatidos no 2º Congresso de Brasileiro de Centros de Formação de Condutores e Educação para o Trânsito.

Nenhum comentário: