segunda-feira, 27 de setembro de 2010

cooperativa baiana desenvolve redes sociais personalizadas

Com cinco anos de atuação em Salvador com softwares livres para o desenvolvimento de soluções para a Internet, especificamente mídias sociais, a Cooperativa de Tecnologias Livres (Colivre) faz um trabalho diferenciado de personalização de redes. Através do Noosfero, a primeira plataforma web livre desenvolvida para redes sociais, qualquer empresa do Brasil e do mundo, pode criar uma rede social personalizada, preterindo as massificadas como Orkut e Facebook, por exemplo. “A diferença é que no ambiente personalizado você tem acesso a banco de dados e autonomia sobre a mídia gerada lá”, afirma o vice-presidente da empresa, Vicente Aguiar.

Esse foi um dos assuntos discutidos na abertura do 1º Congresso Brasileiro de Softwares: Teoria e Prática (CBSoft.2010). O evento, cujo objetivo principal é disseminar as pesquisas em sistemas de software que são realizadas em todo o país, começou nesta segunda-feira (27), no Bahia Othon Palace Hotel, em Ondina, e vai até a próxima sexta-feira (1). De acordo com a organização do encontro, são esperadas cerca de 800 pessoas durante os cinco dias, entre pesquisadores, estudantes e representantes da indústria. “A novidade desse ano foi justamente inserirmos a representação industrial, pois precisava haver essa junção com a discussão teórica”, destacou a vice-coordenadora do CBSoft.2010, Vaninha Vieira.


Para Vaninha, as empresas brasileiras, sejam governamentais ou privadas, precisam atentar para a importância e benefícios do software livre. “Isso existe no mundo inteiro e o Brasil também precisa adotar como padrão nas suas organizações”, alertou. Uma questão relevante que a vice-coordenadora levantou, voltado ao universo das empresas, foi a redução de custos que a implantação do software livre traz. “Um sistema operacional como o Linux, por exemplo, diminui os investimentos com pacotes pagos, que são caros, e também evita a pirataria, que ainda ocorre muito no mundo corporativo”, resume.


O evento, cuja próxima edição será no estado de São Paulo, em 2011, terá palestras de convidados nacionais, como o professor da Universidade Federal da Bahia (UFBa), Eduardo Almeida; e internacionais, como o professor do Departamento de Computação do Imperial College London (Reino Unido), Alexander L. Wolf. O congresso é realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), e organizado pela UFBa, através do Laboratório de Engenharia de Software (LES), com patrocínio do Sebrae
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sexta-feira, 24 de setembro de 2010

bahia tem potencial para explorar viagens de incentivo

Sensibilizar o empresariado baiano quanto às vantagens e pré-requisitos para a implementação e fortalecimento do turismo de incentivo na Bahia. Esse foi o objetivo principal do Café com Turismo, evento que aconteceu durante a manhã desta sexta-feira (24), na sala Gregório de Matos, no hotel Pestana Bahia, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. O encontro, que reuniu mais de 100 pessoas, entre empresários do trade turístico baiano, entidades de classe e representantes do poder público, foi realizado pelo Sebrae em parceria com o Convention Bureau Salvador e Litoral Norte da Bahia, com apoio da Câmara Baía de Todos os Santos (BTS).

Para o palestrante e diretor-presidente da IT MICE Travel Solutions, Ibrahim Tahtouh, a Bahia tem alto potencial para ser explorada como destino de viagens de incentivo, mas os operadores locais devem atentar para detalhes importantes. “Para evitar verdadeiros desastres, é preciso sensibilidade e analisar bem o grupo de viagem, desde sua origem, até profissões e graus hierárquicos”, destacou. Outro fator relevante que Tahtouh lembrou foi a necessidade de ser criativo. “Eles querem sentir um ‘gostinho diferente’. Nossa função é criar a estrutura para isso, seja onde for, e os baianos têm a graça e o jeito certo de fazer”, apontou.


Presente ao evento, o diretor da Lilás Turismo, Jean Paul Gonze, acha que a iniciativa serviu como estímulo para os empresários que desconhecem a importância do turismo de incentivo. “Foi bom para esclarecer sobre as boas práticas para se executar uma boa viagem de incentivo e fortalecer a imagem da Bahia”, disse. A empresa, que está situada em Salvador, atua há 25 anos na área. Já a técnica da Bahiatursa, Conceição Carneiro, acredita que trazer grupos de fora “gera receita para o Estado e todo mundo ganha: os hotéis, os agentes, os comerciantes e o próprio governo”.


O consultor do Sebrae, Fernando Amaral, explicou o que significa viagens de incentivo. “É uma premiação que grandes empresas dão a funcionários que superam metas e objetivos, promovendo viagens a grupos selecionados, servindo como estímulo profissional”, detalhou. E completou. “São ações que ratificam o conhecimento dos profissionais para fazerem troca de experiências”, concluiu. A 5ª edição do Café com Turismo será no dia 29/10.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

propaganda digital reduz custos para empresário

Nos últimos seis meses, o diretor comercial da Pé Feito, Moacir Viana Júnior, notou uma diminuição nos investimentos da empresa, que presta serviços na área de podologia em Feira de Santana, na divulgação da marca e serviços. “Trocamos a veiculação em uma rádio local e a panfletagem, pela divulgação no serviço de link patrocinado do Google”, afirma. E Moacir revela que a diferença na economia e no resultado foi relevante. “Na rádio, pagamos R$ 400 por um mês, apenas aos sábados, e somente uma pessoa nos procurou. Na Internet, gastamos R$ 40 por 20 dias corridos e 120 pessoas vieram até a loja”, diz.

Esse é um dos assuntos a serem discutidos durante o Ciclo MPE.net, que acontece durante toda essa quinta-feira (23), no Teatro dos Correios, no bairro da Pituba, em Salvador. O objetivo principal dos seminários é difundir informações e conhecimento estratégico sobre a inclusão das micro e pequenas empresas no comércio eletrônico, visando o desenvolvimento do mercado nacional e a geração de oportunidades de negócios. Cerca de 250 pessoas, entre empresários e estudantes, compareceram à abertura do evento, realizado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, com patrocínio do Sebrae e dos Correios.


O analista do Sebrae, Michelangelo Alves, falou sobre as vantagens e benefícios da Bolsa de Negócios, serviço gratuito disponibilizado aos empresários através da Internet (
www.bolsa.sebrae.com.br). “É uma vitrine eletrônica, onde o empresário anuncia seus produtos e serviços e o próprio sistema faz o cruzamento de interesses e negócios entre eles”, explica. Alves apresentou também dados sobre o aumento de empresas que buscam o serviço pelo país. No Brasil, esses números já chegam a 12 mil cadastros, contra 10.974 registrados em março de 2010. No Nordeste, cerca de dois mil empresários ingressaram, sendo que 1/3 desse total pertence à Bahia.

Dentre os temas discutidos durante os seminários, está a questão dos registros de domínio, provedor de serviços de pagamento, gestão de riscos e vendas com cartão de crédito, publicidade on-line e logística global para o e-commerce. De acordo com o coordenador de Negócios dos Correios, José dos Santos Neto, as compras pela Internet, que representavam 4,9% dos pedidos dos Correios, em 2007, passaram a 7,5%, em 2009. “A facilidade e aumento do acesso das pessoas à rede mundial de computadores fazem do comércio eletrônico uma tendência em franca expansão”, disse.


O analista da VeriSign, empresa que opera serviços de infraestrutura de Internet, Alexandre Giglio, destacou a importância de potencializar e fortalecer a marca de uma empresa no mundo virtual. “Mesmo que não seja uma loja on-line, estar na rede é fundamental, visto que só no Brasil, de acordo com dados da Webshoppers, de 2009, existem 15 milhões de e-consumidores”, revelou. Para o coordenador da Unidade Regional Salvador do Sebrae, Richard Alves, o evento é fundamental “pois o e-commerce já é uma realidade das micro e pequenas empresas que conseguem vislumbrar essa visão estratégica”. A 8ª edição dos seminários será em Uberaba, Minas Gerais, no dia 07/10. Outras informações através do site
www.ciclo-mpe.net.

domingo, 19 de setembro de 2010

vedacit marca presença na 7ª ficons

Presente em todas as edições anteriores, a Vedacit participou mais uma vez da Feira Internacional de Materiais, Equipamentos e Serviços da Construção (Ficons). Durante o evento, que aconteceu de 14 a 18 de setembro no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife, a Vedacit distribuiu manuais técnicos e sanou dúvidas do público sobre a aplicação de alguns dos seus 144 produtos.
De acordo com o gerente de vendas da Vedacit, Marcelo Bastos, apesar de não haver negociação direta na feira, o resultado foi satisfatório. “Recebemos nossos amigos, que são nossos clientes, e a quem devemos o sucesso da empresa. É uma maneira de agradecê-los pela escolha dos produtos Vedacit”, disse.

De acordo com Bastos, passaram pelo stand da Vedacit, que teve a presença do diretor da empresa, Alexandre Baumgart, arquitetos, engenheiros, lojistas e estudantes, assim como diversos profissionais ligados à construção civil. Em 2011, a Vedacit vai participar da Feira Construir Bahia.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

micro e pequenas empresas alavancam economia baiana

Em 2009, 71% dos empregos gerados na Bahia foram oriundos das micro e pequenas empresas. E apenas no primeiro trimestre de 2010 esses números já chegam a 60%. Tais dados, de acordo com o superintendente do Sebrae Bahia, Edival Passos, apontam para a importância desse segmento para o crescimento econômico do Estado e do Brasil.“Esse novo ciclo de desenvolvimento do país abre um horizonte fantástico para os empreendimentos nas áreas de indústria, comércio, serviços e agronegócios”, afirmou.

Ele participou da abertura do VI Encontro de Economia Baiana nesta quinta-feira (16), no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador. O evento, cujo tema central é Brasil e Bahia na nova configuração da economia mundial acontece até esta sexta-feira (17). Cerca de 600 pessoas, entre estudantes, economistas e representantes de empresas públicas e privadas, assistiram à abertura do encontro organizado pela Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), Desenbahia e do Departamento de Mestrado do curso de Economia da Universidade Federal da Bahia (UFba), com o patrocínio do Sebrae.

Para o ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Antonio Barros de Castro, “o Brasil entrou muito bem na crise e continua muito bem, pois ele não tinha nenhum dos problemas originários dela”. Castro ministrou uma palestra sobre o tema central do congresso, onde falou também sobre a consolidação do mercado de massas na economia mundial e o comércio Brasil-China.

O presidente da Desenbahia, Luiz Petitinga, acredita que o evento vem se tornando referência como uma possibilidade de reflexão entre academia, governo e empresas sobre o assunto. “É uma oportunidade de formação de políticas públicas para o fomento e desenvolvimento da competitividade e inovação nas empresas”, afirma. Para Petitinga, as micro e pequenas empresas devem se beneficiar dessa articulação com a economia chinesa. “À medida que temos grandes investimentos, os fornecedores de produtos e serviços diretos e indiretos mostram sua real importância”, conclui.

Durante os dois dias de evento serão apresentados e discutidos 30 trabalhos, entre as 12 mesas redondas. A programação do encontro é ampla, mas há uma preocupação em discutir itens relacionados à economia regional, o que inclui temas como Concentração do emprego industrial no período 1994-2005: evidências para os municípios do Brasil; e Desenvolvimento Regional e Aglomerações Produtivas na Bahia: uma visão a partir do emprego e dos territórios de identidade.