terça-feira, 6 de julho de 2010

tabuleiros de baianas de acarajé vão ganhar novos toldos

Através de um concurso de ideias que será lançando até o final de julho pela Empresa de Turismo da Bahia (Bahiatursa). Dessa forma, serão produzidos, aproximadamente, as estampas dos 2 mil novos toldos dos tabuleiros das baianas de acarajé de Salvador e de 13 zonas turísticas da Bahia. A entrega dos materiais será feita em eventos nos 10 maiores aeroportos do país, justamente, em 25 de novembro, data em que se comemora, há 20 anos, o Dia da Baiana de Acarajé.
A iniciativa, uma parceria entre a Secretaria de Turismo (Setur) e Sebrae, foi lançada durante reunião na manhã desta terça-feira (6), na sede da Setur, no Caminho das Árvores. Estiveram presentes ao encontro, a presidente da Bahiatursa, Emília Maria Silva, o secretário de Turismo, Antonio Carlos Tramm, o supervisor de Economia Criativa do Sebrae, José Élio Souza, e a presidente da Associação das Baianas de Acarajé da Bahia, Rita Santos.
“Tudo o que é feito para melhorar o ego, a autoestima e dar visibilidade às baianas, é bem vindo”, afirmou Rita. A presidente da Bahiatursa, Emília Maria Silva, fez questão de destacar que o trabalho de criação dos novos toldos não deve obedecer a uma padronização, e que terá motivações distintas para cada região. “Para as que trabalham no Centro Histórico, por exemplo, o produto deve ter motivos afros, mas para quem está nas praias, nos bairros, ou no interior, serão outros temas”, destacou.
O secretário de Turismo, Antonio Carlos Tramm, aproveitou para valorizar as baianas de acarajé. “Assim como o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo, e o Pelourinho, elas são um dos maiores cartões postais que nós temos”, apontou. E Tramm completou. “Quando o turista chega, ele quer logo tirar uma foto com as baianas, por isso esse trabalho na cobertura dos seus tabuleiros, já que elas são um símbolo da Bahia”.
Para o supervisor do Sebrae, José Élio, essa ação será “uma forma de valorizar e beneficiar as baianas locais”. Ainda de acordo com Élio, o Sebrae vai coordenar um seminário sobre ações de gestão e capacitação para as baianas de acarajé no próprio dia 25/11.

Nenhum comentário: