terça-feira, 22 de setembro de 2009

trânsito e psicologia

“A maioria dos casos no trânsito, cerca de 90%, são incidentes e não acidentes”. A afirmação do especialista em Psicologia no Trânsito, João Carlos Alchieri, chamou a atenção para a questão da irresponsabilidade humana como causadora maior de mortes no trânsito.
Esse foi um dos tópicos da palestra ministrada por Alchieri, intitulada Além da avaliação psicológica: como a psicologia pode contribuir com os profissionais de CFC’s e educadores de trânsito, durante o II Congresso Brasileiro de Centros de Formação de Condutores e Educação para o Trânsito. A apresentação aconteceu hoje (22), às 16h, no Fiesta Convention Center.
Durante o discurso, Alchieri alertou também para os fatores de risco em acidentes e incidentes de trânsito, como o uso de alguma substância estimulante na hora de dirigir, a capacidade de cumprir regras e normas, além de sexo e idade. “Dados comprovam que uma pessoa que tem entre 40 e 45 anos, está em uma faixa menor de envolvimento em acidentes de trânsito”, diz.
As maneiras de se modificar o comportamento dos atores envolvidos no trânsito, como esclarecimentos à população, punição e educação infantil, também foram abordadas pelo psicólogo. “Não adianta o filho aprender na escola que não se deve beber e dirigir, se em casa, ele vê o pai fazer isso”, explicou Alchieri. E complementou. “As referências da criança estão em casa”, destacou.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

2º congresso brasileiro de trânsito

Os caminhos para um trânsito melhor e mais cidadão. Esse é o tema central do II Congresso Brasileiro de Formação de Condutores e Educação para o Trânsito. O evento, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sindicato das Auto-Escolas da Bahia (Sindauto-BA) e instituições parceiras, começou hoje (21), às 10h, no Fiesta Convention Center, em Salvador.
Além de um público de, aproximadamente, 1.000 pessoas, estavam presentes o diretor de Operações do Sebrae-BA, Paulo Manso Cabral e o presidente do Sindauto-BA, Abelardo Filho, além de representantes do governo do Estado, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), da Federação Nacional das Associações de Detran (Fenasdetran), e da Federação Nacional das Auto-Escolas (Feneauto).
Dentre os assuntos a serem discutidos no evento, estava a implantação, nos CFC’s, da biometria digital. Segundo o diretor de Habilitação do Detran, Márcio Blanco, o novo sistema de identificação visa impedir fraudes relacionadas à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “É trazer a questão para o âmbito da educação e acabar com o famoso ‘jeitinho brasileiro’”, disse.
Segundo Paulo Manso Cabral, o Sebrae tem o intuito de capacitar os empresários de CFC’s e cargos técnicos a concorrerem em um mercado qualificado e refletir isso no bem-estar da sociedade. “Um trânsito com educação, solidariedade e mobilidade, e com motoristas mais competentes, melhora a vida da população e atrai outros investimentos para a cidade”, pontua.
Outras questões importantes como a influência dos CFC’s e seus profissionais para a educação no trânsito, a necessidade de se adotar a cultura de prevenção de acidentes, e a regulamentação das atividades de Mototáxi e Motofrete como profissões em Salvador, serão debatidas durante o congresso, que acontece hoje (21) e amanhã (22), com palestrantes de todo o Brasil.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

consumo sustentável

Biscoito de batata doce sem ovos e sem açúcar na composição. Esse é um dos variados produtos vendidos na 1ª Feira de Orgânicos da Orla de Camaçari (FOOC). Desde hoje (18), as 15 barracas da feira serão montadas toda sexta-feira, de 7h as 17h, no estacionamento do Centro de Atendimento Municipal (CAM), que fica na Vila de Abrantes, em Camaçari. O projeto é uma iniciativa do Fórum Sustentável da Costa dos Coqueiros, e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Camaçari, do governo do Estado da Bahia, e da Concessionária Litoral Norte (CLN) / Instituto Invepar.
“A feira vai ajudar a suprir a necessidade de se fazer uma reeducação alimentar para o povo”, afirma a presidente do Fórum, Maria José Silva. Segundo ela, os cidadãos das comunidades locais têm um cultivo de produtos orgânicos maior que o necessário para o consumo. “Eles agora vão levantar a auto-estima com essa possibilidade de geração de renda” garante.
Após a participação nos projetos socioambientais promovidos pela CLN /Instituto Invepar, como Alternativas Alimentares & Agricultura Orgânica e Plante Saúde, os produtores/vendedores descobriram a importância dos produtos desenvolvidos sem agrotóxicos, assim como o aproveitamento integral dos alimentos. “Aqui se encontra até o urucum, que é a semente que fabrica o corante, e pode ser usado nos temperos, de forma natural e saudável”, explica Maria José.
Para a coordenadora da Comissão de Produção Orgânica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Vanuza Paiva, a feira será mais um canal para a agricultura orgânica escoar produtos saudáveis e a preços competitivos. “Com apoio da CLN, a feira deve progredir e servir como estímulo para os produtores familiares orgânicos serem reconhecidos na comunidade e cadastrados, junto ao Mapa, até o final de 2009” diz.
A técnica em processamento de dados, Alcione Nascimento, comprou produtos como tomate, abóbora, feijão e mel em quase todos os stands e achou o projeto interessante. “Além de bem localizada, a feira é uma iniciativa muito boa para estimular as pessoas a consumirem alimentos mais saudáveis”, destaca.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

100 mil sequelados por ano em acidentes de trânsito no brasil

Reduzir o número de mortes e acidentes no trânsito, através da mudança de comportamento dos motoristas. Esse é o objetivo principal da palestra que o especialista em Medicina de Tráfego e membro da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Fernando Moreira, ministra durante o 2º Congresso Brasileiro de Centros de Formação de Condutores (CFC’s) e Educação para o Trânsito. O evento, promovido pelo Sebrae, Sindicato das Auto-Escolas da Bahia (Sindauto-BA) e instituições parceiras, acontece no Fiesta Convention Center, em Salvador, nos dias 21 e 22 de setembro.
No seminário, que será na próxima segunda-feira (21), às 15h40, Moreira apresenta o conteúdo do livro de sua autoria, intitulado A Mudança Cultural que Salva Vidas, que também dá título à palestra. O trabalho aborda a necessidade de se respeitar a legislação de trânsito, visando à saúde e bem-estar de motoristas e pedestres. “Por ano, 37 mil indivíduos morrem vítimas de acidentes de trânsito no Brasil e 500 mil ficam feridos, e destes, 100 mil ficam com sequelas. Reduzir esse quadro é necessário, possível e está ao nosso alcance”, afirma.
O médico vai falar também sobre questões importantes para formação de condutores, como a relação entre álcool e trânsito, com o objetivo de formar motoristas mais cidadãos e civilizados. “A aplicação da lei 11.705, que altera o Código de Trânsito Brasileiro no tocante ao consumo de bebidas alcoólicas e condução de veículos, nos traz uma oportunidade de diminuir as gigantescas taxas de mortalidade e morbidade relacionadas ao trânsito em nosso país”, diz Moreira.
Esse e outros temas, como as novas metodologias de ensino para os CFC’s, a lei que sanciona o Motofrete e o Mototáxi como profissões e a implantação, até 14/11, pelo Detran, do Sistema de Biometria Digital, também serão debatidos no 2º Congresso de Brasileiro de Centros de Formação de Condutores e Educação para o Trânsito.