quinta-feira, 8 de outubro de 2009

um é pouco, dois é bom e três é demais


Calma, calma! Não estou dizendo que foi muito fazer 3 gols no Flamengo que não levava tentos há 5 jogos. Nem estou comemorando o empate em 3x3 contra o time carioca. Seria loucura. O motivo de escolher esse título é para criticar um comportamento de Mancini, que se repete sem sucesso em muitos jogos do Vitória, de colocar 3 volantes em campo ao mesmo tempo. Um breve levantamento vai denunciar facilmente que sempre que ele adotou essa estratégia que, apenas na teoria, tornaria o time mais forte na marcação e mais "pegador", a equipe caiu bruscamente de rendimento.
E isso é notório. Na prática, dentro de um jogo de futebol, simplesmente não há espaço para 3 volantes. Quando o exageradamente "frouxo" Mancini faz isso (geralmente ele coloca Magal no decorrer das partidas), os 3 volantes ficam perdidos em termos de posicionamento e, na prática, um só deles (quase sempre é Vanderson), exerce, de fato, a função de origem. Uelinton naturalmente cai mais para a zaga e confunde também o posicionamento dos zagueiros e até dos laterais. Magal fica um pouco mais a frente fazendo a função, equivocadamente, de um meia. Erra praticamente tudo que tenta. Mas reforço na marcação mesmo: nada!
Ontem (7), a partida estava encaminhada para mais uma vitória no Barradão, com o Flamengo já cansado e alçando bolas para o campo de ataque sem muita organização, quando, aos 30 minutos do segundo tempo, Mancini fez a previsível e indesejada substituição. O Leão passou a tomar sufoco, após uma bagunça na colocação dos atletas no gramado, e o gol do Urubu amadureceu e foi colhido no último minuto da partida. Como diria Tiririca: três volantes não, mamãe! Três volantes não, mamãe!

2 comentários:

Daniel disse...

E como diria o comentarista esportivo Wilson Lago "Vá matar o Diabo"

Gusmão... disse...

Concordo.E quando falei onde assistia o jogo citei q seria um engano mudar daquela forma.Dito e certo.Entra Carpegiani,saí Carpegiane e Entra mais um Louco.? Onde esse maluco aprendeu a treinar clubes?rsrs